Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Ordem dos Engenheiros da Região Norte em Viana: Presidente da Câmara classifica captação de talentos como maior desafio
Visita do Presidente altera Abertura Solene do São João de Braga

Ordem dos Engenheiros da Região Norte em Viana: Presidente da Câmara classifica captação de talentos como maior desafio

Centro histórico de Braga vai dar que ler durante duas semanas

Alto Minho

2018-02-21 às 21h15

Redacção

José Maria Costa fez uma apresentação das principais estratégicas do Município, começando pela referência aos 140 anos da Ponte Eiffel que, na sua opinião, é a maior obra de engenharia de Viana do Castelo de todos os tempos.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o vereador e Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, Vítor Lemos, marcaram presença no evento da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, que tem vindo a desafiar autarquias para sessões de debate sobre os concelhos.

Na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, na sessão sobre os desafios da engenharia e as soluções para o concelho de Viana do Castelo, José Maria Costa fez uma apresentação das principais estratégicas do Município, começando pela referência aos 140 anos da Ponte Eiffel que, na sua opinião, é a maior obra de engenharia de Viana do Castelo de todos os tempos.

As empreitadas em curso da Polis Litoral Norte, a reabilitação urbana, a mobilidade, o acolhimento empresarial, os equipamentos culturais e desportivos em construção e requalificação e as infraestruturas e o desafio da Declaração de Copenhaga sobre as cidades saudáveis foram alguns dos temas abordados pelo autarca, que desafiou os engenheiros a ficarem e a virem para Viana do Castelo. Este é o nosso maior desafio, o do conhecimento e da fixação de talentos em Viana do Castelo.

O edil deixou ainda como grandes desafios para os presentes como as alterações climáticas, energia e descarbonização, mobilidade e transportes sustentáveis, ordenamento e prevenção florestal e cidades inteligentes.
Na sua intervenção, o responsável pela OERN, Poças Martins, sublinhou que Viana do Castelo tem sabido atrair novas empresas de engenharia de qualidade e que o Município está, no que toca ao domínio da água, no topo, com diversos prémios e uma equipa de qualidade.

Vítor Lemos, vereador e responsável pelos SMSBVC, realçou a necessidade de reduzir resíduos e aumentar a capacidade de resiliência no consumo de água, bem essencial e escasso. As campanhas e os projetos em curso, designadamente no que toca ao investimento de mais de cinco milhões de euros num projeto que visa a promoção da compostagem doméstica e a recolha seletiva de biorresíduos alimentares.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.