Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Orçamento ‘Tu Decides!’ dá 75 mil euros para projectos jovens
Promover a igualdade é a melhor forma de combater a violência

Orçamento ‘Tu Decides!’ dá 75 mil euros para projectos jovens

Saber sofrer para sorrir no final

Braga

2018-08-01 às 06h00

José Paulo Silva

GNRation acolheu, ontem, sessão informativa sobre orçamento participativo´Tu Decides!’. Depois do recorde de participação em 2017, Câmara Municipal quer financiar mais projectos dos jovens.

O Município de Braga disponibiliza 75 mil euros para a concretização de projectos apresentados por jovens entre os 14 e os 35 anos de idade nas áreas da educação e formação, educação e empreendedorismo, desporto, bem estar e saúde, participação activa, voluntariado e inclusão, diálogo intergeracional, cultura e criatividade e desenvolvimento sustentável.
O orçamento participativo ‘Tu Decides!’ cumpre, até 2 de Setembro, a fase de apresentação de propostas, apresentando como novidade, este ano, a votação exclusivamente ‘on line’ para os jovens entre os 18 e os 25 anos, podendo os menores entre os 14 os 18 anos votar presencialmente, nas escolas e no edifício GNRation, local onde decorreu ontem uma sessão de esclarecimento sobre este processo de carácter participativo.
O período de votação decorre entre 8 e 28 de Outubro, depois da análise técnica e validação das propostas. Os resultados serão conhecidos até 31 de Outubro próximo.

Eva Sousa, do pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Braga, salientou, na sessão informativa de ontem que o orçamento participativo ‘TuDecides!’ tem como característica única o ser cogerido pelo Município e pelo Conselho Municipal de Juventude, órgão este onde é definido o regulamento de candidatura.
O ‘Tu Decides!’ complementa o orçamento participativo geral e o orçamento participativo escolar, permitindo aos cidadãos mais jovens do concelho de Braga apresentarem e colocarem à votação dos seus pares projectos que incentivem a participação juvenil no desenvolvimento do concelho.

Em 2017, foram seleccionados 22 projectos no Orçamento Participativo ‘Tu decides!’, tendo sido financiados quatro.
O projecto mais votado foi o ‘Braga Sounds Better’, festival de música já realizado.
Os outros foram ‘Dona Rádio’, projecto da rádio na Escola Secundária D.?Maria II, ‘Let’s Play’, projecto de formação, divulgação e formação de novos públicos na área dos jogos de tabuleiros e ‘Parretas Team’, proposta de criação de uma rede de apoio para crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais através da prática do boxe.
O ‘Tu Decides!’, iniciativa criada em 2015, registou em 2017 maior número de propostas apresentadas e o maior número de votantes (3 001).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.