Correio do Minho

Braga,

- +
Ondulação: inovação e excelência
Restabelecida circulação na Linha do Minho em Valença após atropelamento mortal

Ondulação: inovação e excelência

Câmara Municipal de Braga investiu 1,9 ME na reabilitação do Pavilhão das Goladas

Ondulação: inovação e excelência

Economia

2024-06-30 às 06h00

Redacção Redacção

Obra da artista Joana Vasconcelos tem mais de 30 metros de comprimento e desafia as noções tradicionais do conceito de piscina. Nasce assim o novo conceito Soleo Unique, presente no Business Center do Grupo RPI, em Braga.

Citação

“Foram dois anos de correcções até chegarmos a uma harmonia, a uma beleza, que tem a ver com a fluidez da onda, mas também com a fluidez do desenho e do volume criada por esta forma que entra harmoniosamente dentro da piscina”. Esta é a visão detalhada da artista Joana Vasconcelos, autora da obra ‘Ondulação’, que tem mais de 30 metros de comprimento e eleva a arte ao formato de piscina.
Está instalada no RPI Business Center, em Braga, sendo um produto da marca Soleo, integrante do Grupo RPI, cuja empresa RP Industries é especializada na fabricação e instalações de piscinas, em kit e aço galvanizado, betão e liner, contando com mais de 55.500 piscinas instaladas por todo o mundo. Esta empresa é a que mais tem crescido no sector nos últimos anos, tendo as exportações um volume bastante representativo nos negócios do Grupo RPI.
“Trata-se de uma tecnologia de piscina que nos dá a vertente que nos faltava para um patamar onde podemos colocar a exclusividade, o expoente máximo, que é a possibilidade de ter uma obra de arte associada ao efeito de uma piscina”, regista João Leitão, director-geral do Grupo RPI, acrescentando tratar-se de “um sistema construtivo feito pela própria RPI e depois a parceria no desenho da obra, que dá origem à parte do azulejo pintado à mão, o que torna a obra esteticamente muito apelativa e única”, algo facilmente comprovável com a apreciação ao vivo, possível no RPI Business Center, na freguesia de Arcos (São Paio), em Braga, “cuja projecção do mesmo teve como principal objectivo a criação de um espaço para poder servir todo o ecossistema RPI. É composto, actualmente, por um restaurante, um hotel e uma garrafeira, para além da loja física Soleo, onde se comercializam os nossos produtos”.
Nasce agora, também, a linha Soleo Unique, que se promove, em primeira instância, com esta nova peça que promete inspirar clientes nacionais e internacionais.
“Foi um desafio. Nunca antes tinha sido feito algo do género. Tentei mostrar que os azulejos não têm obrigatoriamente que ser utilizados de forma tradicional, mas também de forma contemporânea, fazendo parede, chão, interior ou exterior. É um desenho totalmente variado. Uma obra que tem múltiplas dimensões: é uma instalação, não é nem uma piscina, nem uma escultura, nem uma pintura”, atesta Joana Vasconcelos.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho