Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Obras emblemáticas marcam semana em Ponte de Lima
Patrícia Esparteiro reforça SC Braga a pensar nos Jogos Olímpicos de 2021

Obras emblemáticas marcam semana em Ponte de Lima

Póvoa de Lanhoso: Biblioteca com serviço online em Agosto

Obras emblemáticas marcam semana em Ponte de Lima

Alto Minho

2020-07-07 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Município viveu uma semana recheada de iniciativas, destacando-se a adjudicação de obras para ampliar a rede de saneamento e a conclusão de intervenção nas margens do rio Lima.

A semana passada foi marcante para Ponte de Lima. Na vila mais antiga de Portugal ficaram concluídas algumas intervenções emblemáticas, foi lançado um programa cultural que promete surpreender população e turistas e foi assinado o auto de consignação de duas empreitadas de alargamento da actual rede de esgotos.
A consignação das empreitadas de alargamento da actual Rede de Esgotos vai ampliar Sistema de Drenagem de Águas Residuais (SAR) 3 - Sistema da Correlhã e o SAR 1 – Sistema de Freixo.

O alargamento do Sistema de Freixo representa um investimento de 1.576,767 euros e abrange as localidades de Cabaços, Friastelas, Mato, Freixo e Sandiães.
Já o alargamento do Sistema da Correlhã foi adjudicado por 1.046, 696 euros e vai beneficiar Moreira do Lima, Calheiros e Cepões.
Em termos globais, as duas empreitadas vão criar mais 36 Km de rede de saneamento que vão ser construídos com 850 ramais e 12 estações elevatórias. O prazo de execução é de 18 meses.

O presidente da autarquia refere que estes investimentos, que são superiores a 2,5 milhões euros vão “aumentar significativamente a rede de saneamento no concelho”.
“Estas obras só são possíveis porque a Câmara Municipal de Ponte de Lima aderiu à Águas do Alto Minho, pois, de outra fora, a candidatura aos fundos comunitários não seria aprovada”, realça Victor Mendes.
Estas empreitadas são comparticipadas em 67 % pelo PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), cabendo os restantes 33 % (cerca de 900 mil euros) ao Município limiano.
O autarca realça que este investimento junta-se a outros no valor de três milhões de euros que a Águas do Alto Minho vai concretizar no concelho.

Ainda na última semana foi dada como concluída a obra de estabilização e protecção da margem do rio Lima, obra que teve uma extensão de 400 metros, entre Fontão, Correlhã e Arcozelo.
A intervenção foi concretizada pela APA, com o apoio técnico do município que assumiu o projecto.
Esta intervenção visou corrigir uma zona que, devido à erosão, estava identificada como crítica para sofrer danos provocados por fenómenos como cheias e inundações.
Co-financiada pelo POSEUR, esta intervenção representou um investimento na origem dos 260 mil euros.

Esta intervenção permitiu não só combater o fenómeno da erosão que se tem intensificado nos últimos anos, mas também proceder à limpeza de espécies exóticas que atrapalham o normal caudal do rio Lima.
Ao ‘Correio do Minho’, Victor Mendes realçou que em breve vai avançar um novo projecto para limpeza de espécies exóticas e invasoras das margens e do leito do rio Lima. Trata-se de uma intervenção na ordem dos 690 mil euros, que será co-financiada em 85% pelo POSEUR.

“No total, estamos a falar de quase um milhão de euros de investimento para melhorar significativamente o rio Lima”, referiu o edil.
Ainda esta semana, a Câmara também deu como concluída a obra do Parque de Estacionamento da Quinta de Pentieiros e do Centro Educativo das Lagoas, um investimento de 62 mil euros.
Nota ainda para a apresentação do programa ‘Ponte de Lima é uma surpresa’ que, de 14 de Julho a 14 de Agsoto, vai brindar a população com 32 espectáculos gratuitos, ao ar livre, e cumprindo a legislação em vigor e as orientações da Direcção Geral da Saúde. Música, teatro, dança e circo são estas as expressões artísticas contempladas neste novo programa cultural, que vai ser concretizado ao ar livre, em frente à entrada principal da Expolima e do Pavilhão de Feiras e Exposições.


Alojamento turístico perto da ocupação total

O alojamento turístico de Ponte de Lima está perto de atingir os 100% de ocupação para os meses de Julho e Agosto.
O concelho dispõe de uma ampla oferta de alojamento turístico. O presidente da Câmara considera que a procura turística resulta de uma imagem de segurança que está associada não só a Ponte de Lima, mas a todo o Alto Minho. “O nosso turismo não é massificado. É um turismo de natureza, turismo rural, de aventura, com património, de tradições e com uma gastronomia inigualável. Há uma panóplia de oportunidades para quem quer passar as férias em segurança”, refere Victor Mendes.

Galegos são “muito importantes” para a retoma

Ainda no que à procura turística diz respeito, Victor Mendes espera que a reabertura das fronteiras ajude a alavancar ainda mais o sector.
“É reconhecida a proximidade que existe entre o Alto Minho e a Galiza. Os galegos são um público importante para nós e espero que a reabertura das fronteiras ajude também na retoma económica”, referiu o edil.

Apenas dois casos activos de Covid-19

No final da semana, Ponte de Lima registava apenas dois casos activos de Covid-19, sendo de realçar o facto de que há mais de 15 dias que surge nenhum novo caso de infecção por coronavírus.
“A situação epidemiológica, actualmente, está controlada. No entanto, sabemos que temos de continuar vigilantes e a cumprir todas as recomendações das autoridades de saúde, porque sabemos que, nesta pandemia, o que é hoje pode já não ser amanhã”, refere o edil limiano.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho