Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Nuno Andrade Blues Drive no palco do Alma do Raio
Freguesias de Guimarães com recolha de resíduos porta-a-porta

Nuno Andrade Blues Drive no palco do Alma do Raio

Tiago Ferreira: “No primeiro treino fui para a baliza... nunca mais saí de lá”

Nuno Andrade Blues Drive no palco do Alma do Raio

Braga

2022-12-03 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

A noite de hoje será única e imperdível. Nuno Andrade Blues Drive leva ao palco do Alma do Raio o melhor do blues português e promete um espectáculo singular e repleto de emoções.

Citação

Nuno Andrade Blues Drive sobe, hoje à noite, ao palco do Alma do Raio. “Um concerto único de blues com muita improvisação” é o que o pode esperar deste espectáculo que nos traz o melhor do blues português.
“Todas as noites são muito diferentes, podemos apresentar os mesmos temas, mas cada espectáculo é único. Há uma constante comunicação entre os músicos em palco que torna singular cada momento”, salienta o músico Nuno Andrade em entrevista ao jornal Correio do Minho.
Nuno Andrade é o mentor deste projecto que chegou a Braga em 2016. O músico nasceu em Moçambique, entretanto mudou-se para a Margem Sul, e em 2016 chegou a Braga, terra onde encontrou reunidas as condições ideais para abraçar uma mudança de vida, e criar um novo projecto musical centrado no blues. “O blues chegou numa fase muito específica, quase como uma salvação que me segurou em termos pessoais, que se encaixou como uma amigo fiel”, revela.
O artista, que trocou o rock pelo blues, encontra um paralelismo entre o fado e o blues. “São dois géneros que se identificam muito com o povo, que são muito transparentes e genuínos”. Nas suas palavras são dois estilos “complexamente simples”. Isto é, “por um lado é tudo muito natural, mas por outro tem de haver todo um cuidado para transmitir a mensagem de forma correcta para que não se perca”. Há uma história contida em cada tema, uma história que chega ao ouvinte através da letra, mas também da interpretação que é feita. “Há uma carga, uma atitude que é preciso adoptar”, explica.
Lançado em 2018, ‘Move On’ é o primeiro álbum de originais de Nuno Andrade Blues Drive. Trata-se de um trabalho que reflecte um período de transformações, de muitas mudanças. “Tudo está reflectido neste álbum, a mudança de cidade, as transformações nas relações familiares e pessoais. O blues é muito pessoal, e há aqui uma mensagem muito forte, uma história que é colorida pela parte instrumental”.
Um novo álbum está já a ser trabalhado, e a previsão é que seja lançado em Abril do próximo ano. Três novos temas estão já a ser apresentados ao vivo, uma vez que para Nuno Andrade é importante “maturar as músicas antes de as gravar”.
No decorrer da entrevista, o músico partilhou um pouco sobre aquela que é a sua visão sobre o valor que é dado à música em Portugal. “Há uma grande desvalorização da música, e as pessoas não têm noção do trabalho e do custo associado ao universo musical. Existem apoios, contudo em Portugal esses apoios são distribuídos pelos grandes músicos, e a maioria (que são os músicos de pequena e média dimensão) não têm acesso a essas verbas”, lamenta. A gestão neste universo torna-se assim bem mais complicada, e “muitos acabam por sucumbir por falta de apoios e investimento”, acrescenta.
Reflectir sobre estas questões torna-se urgente, e daí nasceu o ‘Music Talks’, um podcast de músicos para músicos, onde Nuno Andrade aborda diversas temáticas, tendo como propósito “tornar a vida dos músicos mais respeitada e saudável”. O vídeo/podcast é lançado semanalmente, às sextas-feiras, no YouTube.
Na noite de hoje, Nuno Andrade Blues Drive apresenta no Alma do Raio os seus maiores sucessos, assim como três novos temas. Será seguramente uma noite repleta de emoções e musicalidade, já que Nuno Andrade garante que o blues não é só o lado mais triste e bucólico.
Em palco vão estar Nuno Andrade na voz e guitarra, Nico Guedes na bateria, e Jorge Oliveira no baixo. O espectáculo está marcado para as 23 horas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho