Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Núcleo de Arqueologia abriu em Castelo de Neiva
Agere agita ‘águas’ com novos investimentos em 2019

Núcleo de Arqueologia abriu em Castelo de Neiva

Município de Celorico de Basto planta camélias pela vila

Alto Minho

2010-12-20 às 06h00

Redacção

A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou há uma semana o Núcleo Museológico de Arqueologia de Castelo de Neiva.

Trata-se de um espaço situado no centro cívico da freguesia, onde existe já um núcleo dedicado ao sargaço, e que reúne e espólio de história material daquela freguesia, nomeadamente dois capacetes e copos em bronze e uma moeda do tempo do imperador Augusto.
O novo espaço, que integra uma rede municipal, inclui achados arqueológicos do Castro de Moldes, um povoado da Idade do Ferro localizado numa zona sobranceira ao rio Neiva e que teve o seu apogeu entre o século I A.C. e I D.C, época ilustrada no núcleo museológico.

Neste núcleo podem ser encontradas peças que estavam a aguardar musealização há mais de três décadas e que foram agora adquiridas pela Câmara Municipal, como são dois capacetes e copos de bronze e ainda uma moeda do tempo do imperador Augusto. No espaço pode ainda ser percepcionada uma forte componente de informação, com destaque para a forma de vida na Idade Média na freguesia, com alusões ao pão, aos teares e ainda ao vinho e à Rota de Santiago de Compostela.

Rede de núcleos museológicos

A intenção da Câmara é potenciar turisticamente este núcleo e consolidar igualmente a Rede de Núcleos Museológicos, que integram a Casa dos Nichos, os 14 Moinhos de Água da Montaria, os Moinhos de Vento de Montedor (onde está o único moinho de velas trapezoidais de madeira em funcionamento no país), o Museu do Pão de Outeiro, o Núcleo Arqueológico de Santa Maria de Geraz do Lima, o Museu dos Carros de Cavalos em Santa Leocádia, o Museu da Fábrica de Louça de Viana, o Museu de Arte da Marioneta, o Museu Agro-Marítimo de Carreço, o Núcleo Museológico da Igreja das Almas, o Núcleo Museológico de Lanheses e ainda os Núcleos do Sargaço em Castelo de Neiva e o da Escola de S. Gil, em Perre.
Para breve, está também programado o Núcleo Museológico de Darque, dedicado ao Rio Lima e a situar no centro da vila.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.