Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Novos desafios com crianças e jovens debatidos em Vila Verde
Encontro dá a conhecer “riqueza colectiva” da freguesia de S. Lázaro e S. João do Souto

Novos desafios com crianças e jovens debatidos em Vila Verde

Diogo Jota: “Dupla jornada pode ser decisiva”

Novos desafios com crianças e jovens debatidos em Vila Verde

Cávado

2024-09-20 às 06h00

Redacção Redacção

Cerca de 250 profissionais ligados à investigação e à intervenção na área da infância e juventude estão a participar no 4.º Congresso Intermunicipal sobre Protecção de Crianças e Jovens, em Vila Verde.

Citação

Cerca de 250 profissionais ligados à investigação e à intervenção na área da infância e juventude estão em Vila Verde, a participar no 4.º Congresso Intermunicipal sobre Protecção de Crianças e Jovens. Sob o lema ‘As margens também são estrada’, a iniciativa junta ainda responsáveis da área social de Barcelos, Esposende e Famalicão.
Ontem, na abertura dos trabalhos, que decorrem na Adega Cultural de Vila Verde, a presidente da Câmara, Júlia Fernandes, salientou o impacto do congresso, fazendo especial referência à “necessidade permanente de acompanhar a evolução cada vez mais acelerada da realidade social e responder aos desafios da actualidade”.
“Esta é uma oportunidade para ficarmos mais fortes e enriquecidos, com informação e ferramentas que serão muito importantes para o trabalho do dia-a- -dia com as nossas crianças e os nossos jovens”, apontou .
A autarca salientou desafios como a multiculturalidade, a transição climática, a transição digital, a natalidade e a inteligência artificial, assim como as migrações. “Não são temas abstractos, mas sim questões concretas, que estão, por exemplo, nas nossas escolas, onde juntamos dezenas de nacionalidades diferentes”, enfatizou.
A par da excelência do painel de oradores e especialistas elencados para os dois dias de trabalho, destacou a grande variedade de profissionais que envolve este congresso intermunicipal, desde as forças de segurança, à segurança social, saúde e ensino, sejam ligados à infância ou à juventude, de IPSS, escolas, estru- turas municipais ou do Estado.
“É uma demonstração clara da importância do trabalho em rede para o sucesso desta missão de valorização social, e de que Vila Verde é um bom exemplo”, afirmou Júlia Fernandes, partilhando o reconhecimento do concelho pela UNICEF como ‘Amigo das Crianças’, além de ser membro das redes de municípios amigos da juventude e ‘cidade educadora’.
Este congresso junta profissionais de diferentes concelhos ligados à investigação e à intervenção com crianças e jovens em risco ou perigo, tais como magistrados e procuradores, técnicos de comissões de protecção de crianças e jovens.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho