Colégio da Misericórdia de Vila Verde é referência para educação na Letónia
2025-03-17 às 12h31
Município de Braga lançou roteiro com a nova imagem territorial de Braga. É um guia com itinerários optimi-zados para diferentes perfis de visitantes, valorizando o património histórico, cultural e arquitectónico.
‘Descobrir Braga em Três Dias’ é o novo roteiro que o Município de Braga acaba de editar, o primeiro com nova imagem territorial do concelho.
Apresentado no dia inaugural da BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market (o maior evento do sector do turismo a nível nacional que decorreu até ontem Lisboa) este novo roteiro está concebido para orientar os turistas que visitam a cidade durante um a três dias. Dependendo do tempo disponível, o turista tem sugestões que lhe permitem optimizar a sua experiência.
Para quem tiver apenas um dia para explorar Braga, o roteiro propõe um percurso para o visitante “sentir a nossa essência e paixão, com toda a vida e pronúncia tão característica de uma cidade do Norte”, sugerindo a passagem pelo Arco da Porta Nova, Sé Catedral, Câmara Municipal, Biblioteca Pública/Paço Arquiepiscopal, Rua do Souto, Jardim de Santa Bárbara, Praça da República, Torre de Menagem, Casa dos Crivos, Igreja de Santa Cruz, Igreja de São Marcos, Casa e Capela dos Coimbras e Santuário do Bom Jesus do Monte.
Para quem tiver oportunidade de ficar por Braga para desfrutar de um segundo dia, o roteiro apresenta uma sugestão que permite ao turista alargar a sua experiência com uma viagem histórica. Neste segundo dia, o turista é aconselhado a visitar o Museu dos Biscainhos, as Termas Romanas do Alto da Cividade, o Museu D. Diogo de Sousa, o Museu Pio XII e a Torre de Santiago, o Palácio do Raio, a Fonte do Ídolo e, por fim, o Santuário do Sameiro, de cujos escadórios se pode usufruir de uma panorâmica sobre toda a cidade com um dos mais espectaculares pores-do-sol.
Para quem tiver três dias para desfrutar de Braga, o roteiro propõe expandir a visita a outros espaços monumentais e culturais eclécticos, como igrejas barrocas, espaços arquitectónicos do séc. XX ou adaptados à modernidade. Museu Nogueira da Silva, Casa Rolão, Museu da Imagem, Basílica dos Congrega- dos, Mercado Municipal e o Mosteiro de Tibães são as sugestões.
Em complemento, o roteiro menciona ainda muitos outros espaços históricos e culturais que são merecedores de visita, como a Mamoa de Lamas ou a Capela de São Frutuoso. No âmbito da arquitectura contemporânea, destaca o estádio Municipal, a Capela Árvore da Vida e a Capela Imaculada. Também as galerias e espaços culturais, como o Theatro Circo e o gnartion, aparecem recomendados.
De salientar ainda que o roteiro apresenta um capítulo dedicado à ‘Braga à noite’, com sugestões para usufruir da movida bracarense; e outro com sugestões sobre o que fazer em família.
A gastronomia não poderia faltar, e estão descritos os pratos mais típicos de Braga e zonas de restauração. Indicações sobre como chegar a Braga e contactos úteis fecham este roteiro que já está a ser distribuído.
24 Abril 2025
Projecto Just Streets propõe intervenção no espaço público junto à Escola EB 2,3 André Soares
24 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário