Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Novo presidente de da câmara de Cerveira diz não à exploração mineira e à ‘Águas do Alto Minho’
Novo Centro de Vacinação de Braga abre a 10 de Dezembro

Novo presidente de da câmara de Cerveira diz não à exploração mineira e à ‘Águas do Alto Minho’

Vice-presidente da Câmara entregou troféus aos vencedores da prova de Enduro que decorreu em Cabeceiras de Basto

Novo presidente de da câmara de Cerveira diz não à exploração mineira e à ‘Águas do Alto Minho’

Alto Minho

2021-10-18 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Novo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira iniciou mandato com duas prioridades imediatas: a saída da empresa ‘Águas do Alto Minho’ e a luta contra a extracção de lítio na freguesia de Covas.

O novo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, apontou, anteontem, como uma das grandes prioridades do seu mandato impedir a prospecção e exploração de minérios no concelho, nomeadamente na freguesia de Covas.
Na tomada de posse, no Cine Teatro de Vila Nova de Cerveira, o socialista que retirou a presidência da Câmara Municipal a Fernando Nogueira, o qual voltou a candidatar-se pelo movimento independente Pensar Cerveira (PenCe), garantiu que tudo fará para impedir a exploração mineira, depois de a Direcção Geral de Energia e Geologia ter colocado em consulta pública o relatório de avaliação ambiental preliminar do Programa de Prospecção e Pesquisa de Lítio de oito potenciais áreas para integrar o concurso internacional, entre as quais a Serra d’Arga, que abrange uma área de 10 mil hectares nos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e Ponte de Lima, parte dos quais classificados como Sítio de Importância Comunitária.

“Vamos pugnar até ao último minuto pela não prospecção e exploração de minérios no concelho”, assumiu o presidente da Câmara Municipal
Outras das prioridades imediatas de Rui Teixeira é a renúncia do Município cerveirense à participação na empresa Águas do Alto Minho, adiantando o edil que um primeiro passo nesse sentido será um pedido de pareceres jurídico e financeiro para “saber a situação actual e condições para a saída da empresa”.
Cultura, Educação,?Saúde e Emprego foram elencadas com áreas globais e estratégicas para a nova vereação.

O novo executivo municipal de Vila Nova de Cerveira não conta com o ex-presidente derrotado nas últimas autárquicas, Fernando Nogueira, que anunciou previamente à renúncia às funções de vereador pelo Movimento Independente Pensar Cerveira (PenCe). Logo após as eleições autárquicas de Setembro, manifestou-se indisponível para ocupar o lugar na oposição.
O novo presidente da Câmara Municipal, que devolveu ao PS um município perdido em 2009 para o Movimento Pensar Cerveira, venceu as eleições autárquicas de 26 de Setembro passado, com 50,83% dos votos, e garantiu três mandatos,contra dois do PenCe, protagonizando uma das surpresas eleitorais no distrito de Viana do Castelo.

PS?vence independentes na eleição da mesa da Assembleia

António Quintas, do Partido Socialista, foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira para o mandato 2021-2025, com 15 votos contra 10 votos nada lista apresentada pelo movimento independente PenCe, liderada por António  Machado.
A Mesa da Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira ficou constituída por António Manuel Quintas, Márcia Araújo e Marisa Fernandes.
“Tornar Vila Nova de Cerveira mais viva, virada para os jovens, não esquecendo os idosos”, foi ideia defendida pelo presidente da Assembleia Municipal, após a instalação deste órgão, antevendo para os próximos quatro anos, um concelho “com outro dinamismo que foi perdendo ao longo dos últimos anos”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho