Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Novo Hospital de Barcelos já tem grupos de trabalho
BragaHabit cria solução inovadora

Novo Hospital de Barcelos já tem grupos de trabalho

O Maior Parque de Diversões do Alto Minho

Novo Hospital de Barcelos já tem grupos de trabalho

Cávado

2022-06-22 às 11h00

Redacção Redacção

Governo nomeou grupos de trabalho para a elaboração de estudos preliminares do novo Hospital de Barcelos. Presidente da Câmara Municipal confia que é desta que o projecto sai do papel.

Citação

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos congratulou-se com a constituição dos grupos de trabalho para a elaboração de proposta de perfil assistencial, área de influência e dimensionamento do novo Hospital de Barcelos e para a elaboração de proposta de programa funcional. Mário Constantino sublinha, em comunicado, “a importância deste passo, um sinal claro de que, depois de 10 anos parado, há pela primeira vez o reassumir deste objectivo, tão importante para os concelhos de Barcelos e Esposende”.
A decisão da constituição destes grupos, para trabalhar sobre o projecto anterior e reformular o perfil assistencial e conteúdo funcional do futuro Hospital de Barcelos, foi ontem publicada em Diário da República, quatro dias após o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte ter estado presente em Barcelos, numa audição com a Comissão de Saúde da Assembleia Municipal.
O despacho explica que “não obstante o lapso de tempo decorrido e as alterações na rede regional de serviços de saúde, (…) considerando o teor da resolução da Assembleia da República de 2021, que recomenda ao Governo que desenvolva os procedimentos necessários para a construção do novo Hospital de Barcelos, e considerando, por fim, a necessidade de dispor de elementos técnicos actualizados que confiram ao projecto a maturidade suficiente para uma eventual decisão de financiamento, importa proceder à constituição de novos grupos de trabalho para actualizar as características demográficas, necessidades de cuidados de saúde, perfil assistencial e dimensionamento das futuras instalações do novo Hospital de Barcelos”.
O grupo de trabalho é formado por Carlos Alberto de Jesus Nunes, presidente da Administração Regional de Saúde do Norte; Maria Clara Vieira de Castro Cabanas, vice -presidente do mesmo organismo ; João Oliveira, presidente do conselho de administração do Hospital de Braga;  António Taveira Gomes, presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos; Joaquim Manuel Araújo Barbosa, presidente do conselho de administração do Hospital Santa Maria Maior; Marta Cristina Marques Gomes, directora clínica do Hospital Santa Maria Maior; Fernando José Martins Tavares, coordenador do Gabinete de Estudos e Planeamento da Administração Regional de Saúde do Norte; José Vital Lacerda Teixeira, coordenador do Gabinete de Instalações e Equipamentos da Administração Regional de Saúde do Norte; e Mário Constantino, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos.
Cabe a este grupo identifica r as características e necessidades de cuidados em saúde da população da área de influência do Hospital Santa Maria Maior.
Para o programa funcional, estudo de viabilidade económico-financeiro, valor do investimento e fontes de financiamento do novo Hospital de Barcelos farão também parte da equipa Silvina Maria Ferreira Duarte, do Gabinete de Instalações e Equipamentos da Administração Regional de Saúde do Norte, e José da Silva Carvalho, do Gabinete de Instalações e Equipamentos da mesma entidade.
As propostas dos grupos de trabalho devem estar concluídas no prazo de um ano.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho