Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Novo Forum “vai atrair mais actividade e visibilidade a Braga”
Póvoa de Lanhoso oferece cadernos de atividades a todos os alunos do 1º ciclo

Novo Forum “vai atrair mais actividade e visibilidade a Braga”

Triciclo traz três meses de música a Barcelos

Braga

2018-09-12 às 06h00

Paula Maia

Ministro da Economia elogiou a visão estratégica e a ambição dos responsáveis locais que com este investimento vão captar mais actividades e colocar Braga na rota dos grandes eventos.

O ministro da Economia, Caldeira Cabral, que ontem marcou presença na sessão inaugural do Altice Forum Braga, não tem dúvidas de que o novo multiusos bracarense vai assumir-se como um centro nevrálgico com capacidade de atrair eventos da toda a região Norte, da Península Ibérica, do país, colocando também a cidade minhota na rota dos grandes eventos mundiais, atraindo “mais actividade e visibilidade”.
Caldeira Cabral afirma que o novo investimento traduz a ambição do concelho “em chegar mais longe”, ambição que é partilhada pelas instituições do concelho, como é o caso da Universidade do Minho, que apesar de ser uma instituição recente, teve ambição de assumir-se como uma universidade líder “e não de segunda linha”.

“Assumiu a ambição de ser uma universidade de investigação, com forte ligação às empresas, sendo hoje um exemplo a nível nacional no processo de transferir tecnologia e conhecimento, criar empegos, criar riqueza no país”, referiu o ministro da Economia, considerando que ambição é uma palavra que caracteriza o tecido empresarial e institucional bracarense.
Nesse sentido, o governante teceu ainda elogios às empresas bracarenses que “souberam fazer a mudança”, sendo hoje empresas líder em várias áreas, colocando-se ao nível das melhores do mundo. E não se coibiu em apontar exemplos que tão bem conhece. É o caso da DST, da ABB - que procedeu à restruturação do forum em tempo recorde, da Primavera BSS e várias startups que “hoje empregam centenas de pessoas”, assim como outras que optaram por mudar os seus Centos de Competência para Braga.

“O país está a mudar porque as empresas souberam ter a ambição, porque as cidade souberam ter a ambição e é importante para nós que estamos em cargos públicos responder a essa ambição”, considera o governante que recebeu rasgados elogios do Presidente da República pelo seu discurso.
E é nessa lógica de ambição que, de acordo Caldeira Cabral, o novo Altice Forum Braga assume um lugar de destaque, felicitando também a Altice por se associar a este Forum e, consequentemente, “associar este a outros foruns, permitindo que a cultura circule mais pelo país”.
“A ambição de Braga é a ambição de Portugal, um país que não assume a ideia de que é mais pequeno e mais periférico, mas antes que pode e quer estar na liderança do futuro Europeu e do mundo e que tem tudo o que precisa, nomeadamente a geração de jovens mais qualificada de sempre”, continua o ministro da Economia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.