Vieira do Minho reclama interesse nacional para projecto de campo de golfe e hotel
2023-03-19 às 10h14
Aliança de Pós-Graduação viabiliza nova formação na área digital. Curso decorrerá de Abril a Julho próximos.
Melhorar as competências digitais das empresas e instituições culturais é o foco do novo curso da Universidade do Minho sobre ‘Criação de Conteúdos em Ambientes Digitais’, que decorre no âmbito da Aliança de Pós-Graduação.
O novo curso tem como objectivo promover a qualificação e inclusão digital de colaboradores de empresas e instituições culturais.
Coordenado por Sílvia Araújo, o curso tem o selo da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho e é ministrado em parceria com o parceiro ‘Sioslife’, cuja missão é contribuir para a inclusão social e digital dos idosos.
“O curso tem como objectivo capacitar os formandos com competências metodológicas e digitais para aumentar as suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho ou melhorar o seu desempenho num contexto de trabalho específico, educacional ou empresarial, através do desenvolvimento de novas aplicações e soluções digitais”, explica a coordenadora, sublinhando que “foi concebido para profissionais ou pessoas interessadas em trabalhar nas indústrias criativas (museus, escritórios de turismo, empresas de conteúdos criativos, agências de comunicação e publicidade), bem como no setor do património, na comunidade educativa (escolas e bibliotecas) e noutros sectores em que as competências digitais desempenham um papel significativo.”
A formação decorrerá de 14 de Abril a 28 de Julho, em regime misto (b-learning: online e presencial), e integra o portefólio da Aliança de Pós-Graduação da Universidade do Minho e no final todos estudantes com aprovação receberão uma bolsa de mérito de acordo com os critérios estabelecidos no projecto financiado pelo PRR/EU Next Generation.
O curso prevê estágio no período de 29 de Maio a 28 de Julho, que “permitirá aplicar criticamente os conhecimentos e competências adquiridos na componente teórico-prática”, explica Sílvia Araújo, acrescentando que “haverá várias possibilidades de o estudante realizar o estágio: na empresa/instituição onde trabalha ou numa empresa/instituição a determinar durante o curso para quem vai integrar o mercado pela primeira vez, no âmbito de uma reinserção ou mudança de rumo profissional.”
“Trata-se de um curso com forte pendor profissionalizante, cujo propósito é reforçar o diálogo com os agentes que pretendem adquirir ou reforçar a sua formação académica na área da criação e gestão de conteúdos para a divulgação de bens e serviços numa dimensão cultural, educativa/formativa e/ou turística”, destaca ainda Sílvia Araújo, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Românicos na Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH).
Os mentores do novo curso assumem que a comunicação digital assume uma relevância fundamental na sociedade actual, exigindo a capacitação de profissionais aptos para responder a estas novas necessidades do mundo tecnológico e que acriação de conteúdos digitais criativos implica know-how para uma utilização crítica e inovadora das ferramentas tecnológicas ao nosso dispor.
28 Maio 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário