Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Novo Centro de Vacinação de Braga abre a 10 de Dezembro
Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Novo Centro de Vacinação de Braga abre a 10 de Dezembro

‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Novo Centro de Vacinação de Braga abre a 10 de Dezembro

Braga

2021-12-07 às 11h11

Redacção Redacção

Com condições idênticas às encontradas no Altice Forum Braga, o novo Centro de Vacinação estará alojado no primeiro piso do Centro Comercial Via Nova, ocupando uma área de cerca de 1000 metros quadrados, que resulta da utilização de um conjunto grande de espaços que estavam desocupados nesta unidade comercial, no piso 1, bem como da zona da secretaria de apoio ao centro de vacinação que ficará no piso 0.

Citação

O Centro de Vacinação de Braga irá mudar de espaço a partir de 10 de Dezembro. O centro passará do Altice Forum Braga para o Centro Comercial Via Nova, em Ferreiros, onde se localiza o hipermercado E.Leclerc, dando todas as condições para que o processo de vacinação contra a COVID-19 decorra dentro da normalidade. Ao todo, e em simultâneo, o Centro está preparado para acomodar sentadas cerca de 300 pessoas.

Com condições idênticas às encontradas no Altice Forum Braga, o novo Centro de Vacinação estará alojado no primeiro piso do Centro Comercial Via Nova, ocupando uma área de cerca de 1000 metros quadrados, que resulta da utilização de um conjunto grande de espaços que estavam desocupados nesta unidade comercial, no piso 1, bem como da zona da secretaria de apoio ao centro de vacinação que ficará no piso 0.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, destaca o envolvimento das equipas do Município e das empresas municipais em prestarem o melhor apoio possível à comunidade. “Sabemos que a nossa missão é apoiar os Bracarenses na luta contra a COVID-19 e mais uma vez o Município assegura funções principais que o Governo teria de assumir, respondendo ao desafio de aumentar a capacidade do Centro de Vacinação e criar melhores condições aos utentes. As acções no terreno careceram de uma resposta rápida e eficaz, coordenada pela InvestBraga e pelo Município, que irá permitir acelerar o processo de vacinação da nossa população”, realça o edil.

Disponibilizada à InvestBraga por um valor simbólico, esta infra-estrutura dispõe de um conjunto de funcionalidades que permitirão acomodar os utentes, mesmo que em fila de espera.

Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, esta solução “traz um conjunto de benefícios para as partes envolvidas no processo, uma vez que garante qualidade de serviço para os utentes, espaço e condições de trabalho para as equipas de saúde, já que o anterior Centro estava dimensionado, conforme pedido, apenas para 500 pessoas/dia. Também este novo espaço cria naturalmente um novo dinamismo em torno de um polo económico do Concelho”. O responsável salienta ainda que “este Centro será dotado das mesmas tecnologias que estavam no Altice Forum Braga, nomeadamente um sistema de gestão de senhas e tempos das filas de espera, sistema de gestão e monitorização de temperaturas por SMS e APP da arca principal das vacinas que ficam neste espaço, para garantir às equipas do ACES de Braga sistemas de monitorização e segurança”.

Já Domingos Sousa, director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado I - Braga, da ARS Norte IP do Ministério da Saúde, realça a importância de o processo de vacinação poder decorrer dentro da normalidade neste novo Centro. “O desafio passa por responder aos desígnios da população e avançar rapidamente com o processo de vacinação neste novo espaço, o que reforça a urgência em podermos iniciar as operações de vacinação a 10 de Dezembro”. Com o processo de vacinação contra a gripe a decorrer também em simultâneo, o responsável pela entidade de Saúde denota que a inoculação das vacinas poderá demorar mais do que o habitual, pelo que pede alguma paciência aos utentes.

Beneficiando de uma rede de transportes públicos eficiente, esta nova solução para o centro de vacinação é servida por várias linhas dos Transportes Urbanos de Braga, dando ainda a possibilidade dos Bracarenses estacionarem as suas viaturas sem qualquer custo nos parques de apoio à superfície comercial. Será também possível os utentes do Centro de Vacinação recorrerem às valências oferecidas pelo centro comercial, em particular no que respeita ao acesso aos serviços de cafetaria e restauração.

SMS podem seguir com a morada antiga, estando, no entanto, previsto envio de mensagens recordatórias com o novo local de vacinação

A alteração da localização do Centro de Vacinação de Braga poderá, nos primeiros dias, levar ao envio de algumas indicações erradas. “Sabemos que há o risco de as convocatórias seguirem com a indicação de que o processo decorre no Altice Forum Braga, mas é importante que as pessoas percebam que o Centro irá mudar integralmente para este novo espaço, não sendo administrada qualquer vacina no anterior espaço de vacinação”.

De notar que, neste momento, a vacinação só está a ser garantida aos portadores de SMS e senha electrónica, uma medida que visa reduzir o congestionamento no acesso aos centros de vacinação nacionais.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho