Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Novas ordenações em número distante das bodas sacerdotais
MV Coffee serve torradas especiais e pratos do dia super apetitosos

Novas ordenações em número distante das bodas sacerdotais

Pingo Doce dá as boas-vindas ao primeiro bebé de 2020

Novas ordenações em número distante das bodas sacerdotais

Cávado

2011-07-11 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

As novas ordenações não estão a acompanhar em número as bodas sacerdotais. O alerta foi dado ontem, em Esposende, pelo arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, alertou ontem em Esposende para o declínio do número de prelados na diocese. Ao intervir na missa dos 25 anos de sacerdócio do padre Delfim Duarte Fernandes que decorreu ao ar livre no Largo Rodrigues Sampaio, o prelado vincou que este ano há cinco padres a celebrar bodas de prata e dezoito a celebrar bodas de ouro, e em contrapartida registou a ordenação, no próximo domingo, de dois sacerdotes.

Trata-se de uma questão para a qual D. Jorge tem vindo a chamar a atenção. Em situações anteriores, lembrou que ao longo da história tempos houve em que a eucaristia não foi celebrada por sacerdotes e admitindo que o mesmo volte a suceder, abrindo essa possibilidade aos leigos. Ontem, o arcebispo pediu desculpa por ter de se ausentar, a meio da celebração, justificando a sua saída com a necessidade de estar presente em outras bodas sacerdotais.

No Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, cerca de duas centenas de pessoas presenciaram as bodas de prata de Delfim Duarte Fernandes, pároco de Esposende e Vila Chã.
Sobre um palco montado para a via pública, uma faixa tinha inscrita a expressão 'Tudo posso n'Aquee que me dá força'.

Toda a eucaristia foi dedicada à mensagem da semente que brota quando lançada em boa terra.
Delfim Fernandes, nascido em 1962, cumpriu a sua ordenação diagonal em 1985 e a sacerdotal no Sameiro a 5 de Julho de 1986.
Celebrou missa nova em Vila Seca a 3 de Agosto de 1986. É pároco de Santa Maria dos Anjos — Esposende desde 29 de Julho de 1999, acumulando com a paróquia de Vila Chã desde 24 de Novembro de 2004.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.