Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Nova realidade Metaverso é uma mais-valia para a diferenciação das empresas
Bombeiros famalicenses com mais capacidade de resposta

Nova realidade Metaverso é uma mais-valia para a diferenciação das empresas

Decorre a bom ritmo a Requalificação do Bloco de aulas 4 na EB 2,3/S

Nova realidade Metaverso  é uma mais-valia para a diferenciação das empresas

Economia

2022-01-13 às 11h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Associação Empresarial de Braga promoveu webinar sobre ‘Metaverso: a nova realidade’. Tiago Romano destacou vantagens das tecnologias.

Citação

É uma nova realidade e uma era digital com alterações profundas no paradigma tecnológico internacional. A recente mudança de foco por parte do Facebook -agora meta - é o exemplo claro deste novo tema e serviu de mote para o primeiro webinar do ano de 2022 promovido pela Associação Empresarial de Braga, em formato online. ‘Metaverso: a nova realidade’ foi a temática abordada por Tiago Romano, da empresa hivolve.
“O metaverso é um tema que suscita muita curiosidade, tem estado bastante em voga, sobretudo à escala internacional, é um novo mundo e importa que a informação possa chegar às pequenas e micro empresas, para ajudar a desconstruir e a saber do que se trata quando falamos de metaverso. Afinal que tecnologias são estas e de que forma as pequenas e médias empresas podem utilizá-las em seu benefício”, destacou Rui Marques, lembrando que estas tecnologias estão, cada vez mais, inseridas no meio empresarial.
“Já não é uma promessa, mas uma realidade madura, apesar de tudo ainda não tem muitas aplicações ao nível das empresas mais pequenas, mas pode ser uma mais-valia do ponto de vista da diferenciação e da afirmação, além dos ganhos”, frisou o director geral da AEB.
Numa apresentação bastante ilustrativa, Tiago Romano explicou aos participantes o que é a metaverso: “é a combinação de várias tecnologias onde os utilizadores comunicam e interagem no mundo digital e no mundo físico através de dispositivos de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista. É uma forma nova, em que os utilizadores e empresas vão comunicar entre si no mundo digital e do mundo real”.
A realidade virtual “é a imersão do utilizador num novo cenário através de ambientes gerados por computador, em 3D virtuais”, acessível através de óculos. Neste caso, Tiago Romano deixou o exemplo da Lloyd’s Register, empresa que implementou tecnologia virtual detalhada para oferecer um novo serviço e “o retorno de investimento foi três vezes superior”.
A realidade aumentada “permite sobrepor elementos digitais ao mundo real”, através de smartphones ou tablets, e o caso de estudo apresentado, da Cisco, deixou claro as vantagens: “um catálogo 3D dos produtos passou a oferecer uma solução em que podem visualizar cada produto em qualquer espaço, permitiu chegar a muitos mais clientes, criou um maior engagement em feiras, custos de envio significativamente reduzidos e acesso a mais produtos por parte dos vendedores e compradores”.
Já a realidade mista, “é a sobreposição de elementos digitais no mundo real, apenas acessível através de óculos de realidade mista”. Neste caso, o exemplo foi da ABB, na manutenção de equipamentos: “desenvolveu um sistema de digitalização que permite que qualquer operador de campo siga procedimentos digitalizados e se torne um especialista sem necessidade de grandes investimentos no treino”.
“Apostar nestas novas tecnologias é apostar num futuro mais próspero e mais positivo para as empresas. O tecido empresarial português tem que arranjar forma de estar sempre no topo da onda de inovação. E estas tecnologias acrescentam imenso valor e podem trazer imensos resultados positivos”, frisou, destacando as mais-valias para o comércio a retalho e turismo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho