66 Nacionalidades Passaram Pela Loja de Turismo de Valença
O secretário de Estado dos Transportes recebe quarta-feira uma delegação do Eixo Atlântico, entre autarcas do norte do País e da Galiza, para discutir as dificuldades de mobilidade entre as duas regiões provocadas pelas portagens.
O pedido de reunião foi feito pelo secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao, com o objetivo de abordar, também, a ligação ferroviária entre Portugal e Galiza.
Segundo aquela entidade transfronteiriça “a inusual celeridade da resposta” para esta reunião com o secretário de Estado, Sérgio Monteiro, demonstra “predisposição do governo português para encontrar fórmulas que permitam uma saída para ambos os problemas”.
“Com o secretário de Estado português abordar-se-ão os problemas de mobilidade na eurorregião, sobretudo no que diz respeito ao pagamento das portagens nas autoestradas portuguesas, e ao transporte ferroviário Vigo -Viana do Castelo - Porto”, sublinha uma nota do Eixo Atlântico enviada hoje aos órgãos de comunicação social.
O pedido de reunião ao governo português foi formalmente decidido a 15 de julho, após uma reunião do Eixo Atlântico e que juntou, em Vigo, autarcas do Norte de Portugal e da Galiza.
Xoán Mao admitiu a “inquietude” galega com as dificuldades na mobilidade entre as duas regiões e reconheceu que desde a introdução de portagens nas antigas SCUT do Norte de Portugal a atividade económica na eurorregião registou “uma redução na ordem dos 20 por cento”.
Dos dois lados da fronteira é exigida ao Governo português “uma solução que garanta segurança [no pagamento] e que não aumente a incerteza atual”, relativamente aos utentes galegos.
Isto, tendo em conta as dificuldades que o sistema de cobrança virtual está a provocar aos automobilistas espanhóis. Reclamam, por isso, um sistema de pagamento das portagens “único” para Portugal e Galiza.
Outra solução apontada pelo Eixo Atlântico, para “facilitar” o pagamento de portagens aos automobilistas espanhóis, prevê a emissão de vinhetas de utilização, válidas para um dia, e de fácil aquisição em vários postos de venda.
Do lado português, dizem, a redução das deslocações de turistas galegos está a provocar uma quebra nos negócios de fronteira, sobretudo na hotelaria e restauração.
A delegação do Eixo Atlântico vai também pedir um investimento na modernização da linha ferroviária entre Porto e Valença, para tornar a ligação à Galiza mais competitiva, nomeadamente para que os comboios funcionem com tempos de viagem “mais curtos” e não as atuais mais de três horas do serviço.
05 Fevereiro 2023
Romance e tradições vilaverdenses em grande destaque em São Vicente
05 Fevereiro 2023
Restauração, alojamento e comércio com “retoma acentuada” em 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário