Correio do Minho

Braga, sábado

Noites Musicais da Arcada celebram a cultura brasileira
Vieira do Minho reclama voz com regionalização corajosa

Noites Musicais da Arcada celebram a cultura brasileira

EPATV: intensa pedalada ambiental pelos centros escolares de Vila Verde

Braga

2018-08-15 às 08h00

Redacção

SÃO TRÊS NOITES para celebrar através da música e poesia. Edu Miranda Trio, Fred Martins e Luca Ar-gel e Trio Pagú são os convidados para subir ao palco esta quinta, sexta e sábado na Av. Central.

O programa cultural ‘Noites Musicais da Arcada’ que arranca já amanhã, vai celebrar este ano a cultura brasileira através da sua música e poesia.
A cultura brasileira tem uma forte peso na cidade de Braga há já vários anos devido à vaga de imigração que a cidade tem conhecido. É uma cultura muito rica e variada e, com este festival, pretende-se saborerar e celebrá-la através da sua música e poesia.
Noites Musicais da Arcada oferece-nos, na Avenida Central, três dias (16, 17 e 18 de Agosto) recheados de boa música em diversas vertentes, apostando em brasileiros que escolherem Portugal como sua casa e que espelham na sua música as influências do nosso país.
Assim, na primeira noite, que tem lugar já esta quinta-feira, apresenta-se ao público Edu Miranda Trio, um nome incontornável da música portuguesa e brasileira, com um percurso de já 22 anos.
Discreto, e nem sempre com grande visibilidade da parte dos media, o seu trabalho sempre foi valorizado por grandes nomes da música com quem conta com diversos trabalhos editados e em colaboração, tais como: Gilberto Gil, Mário Laginha, Maria João, Martinho da Vila, Filipa Pais, Pedro Jóia, João Afonso, Rui Veloso, André Sardet, Luís Represas, Isabel Silvestre, Real Companhia, Danças Ocultas e Amina Alaoui, além do trabalho que desenvolveu durante vários anos com o grande mestre da guitarra portuguesa António Chainho.
Actualmente encontra-se em fase de divulgação do seu trabalho mais recente ‘Edu Miranda Trio ao Vivo’, onde podemos encontrar influências do fado, temas originais e chorinhos tradicionais brasileiros num ambiente alegre e descontraído.
Edu Miranda conta com a participação de Tuniko Goulart, na guitarra e sintetizador, e de Giovani Goulart na bateria e percussão.
No dia 17, sobre ao palco Fred Martins e Luca Argel. Este dia dedicado aos solos, contará com a presença de dois nomes fortes da nova vaga de música brasileira, na única noite do festival com concerto duplo.
Cantor, instrumentista e compositor, vencedor do Prémio Visa de Música Brasileira, Fred Martins é uma presença aguardada neste programa.
As suas composições já foram interpretadas por nomes como Ney Matogrosso, Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan, Maria Rita, MPB4, Renato Braz, entre outros.
Participou de vários festivais internacionais como Lula World Festival (Canadá), Músicas Portuárias (Espanha), Cantos na Maré (Espanha), Jawhara Festival (Marrocos) e Músicas do Mundo (Portugal), Dias da Música no CCB (Portugal).
Em formato simples, acompanhado apenas de guitarra, o repertório consiste maioritariamente em temas originais do disco, bem como algumas versões de grandes compositores brasileiros e portugueses, como Cartola e José Mário Branco.
As Noites Musicais da Arcada terminam como o espectáculo do Trio Pagú, uma banda composta por Alex Liberalli (voz), Budda Guedes (guitarra) e Per Inuri Bispo (percussão). Interpretam clássicos da Bossa Nova vestindo-os com uma roupagem colorida e divertida, tocam temas de compositores brasileiros que marcaram toda uma geração como Tom Jobim, João Gilberto, Caetano Veloso, Vinícius de Moraes. Apresentam-se de forma bem humorada e de musicalidade ímpar.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.