Correio do Minho

Braga,

- +
Noite de apoteose em Amares na antestreia de “Variações
Estudar em Famalicão não ‘custa’

Noite de apoteose em Amares na antestreia de “Variações

Casa do Professor: Novo presidente quer fidelizar e captar associados a nível nacional

Noite de apoteose em Amares na antestreia de “Variações

Cávado

2019-08-20 às 17h17

Redacção Redacção

O filme tem estreia marcada para as salas de cinema no próximo dia 22 de agosto e foca, segundo a produtora, "o processo de transformação na persona de António Variações, artista excêntrico e popular cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte".

Amares viveu, ontem, uma noite memorável. Milhares de pessoas reuniram-se no Parque das Termas, em Caldelas, para celebrar o filho da terra – António Variações – figura ímpar, que, pela sua ousadia, talento e determinação, inspirou e continua a inspirar gerações. A antestreia absoluta do filme dedicado à vida do cantor aconteceu no nosso concelho perante uma plateia entusiástica com milhares de pessoas, numa sessão que contou com a presença do ator principal, Sérgio Praia, do realizador, João Maia, e do produtor, Fernando Vendrell.
"Uma homenagem a todos os que ainda hoje perseguem os seus sonhos aspirando transformar as suas vidas”, assim se define esta produção que está a cargo da David & Golias.
O filme tem estreia marcada para as salas de cinema no próximo dia 22 de agosto e foca, segundo a produtora, "o processo de transformação na persona de António Variações, artista excêntrico e popular cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte".
António Joaquim Rodrigues Ribeiro, que adotou o nome artístico de António Variações, nasceu em 1944 em Fiscal, Amares, tendo falecido em 1984.
Com apenas 12 anos, António Variações foi viver para Lisboa, onde acabou por se "impor" como barbeiro e figura da movida da capital, mas sempre perseguindo o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música.
Cansado de esperar por uma oportunidade da editora, começou, "às suas custas", a tentar construir uma carreira no mundo da música, mas foram precisos cinco anos até se tornar famoso.
Do elenco do filme destacam-se também outros atores como Filipe Duarte, Victoria Guerra, Teresa Madruga, Augusto Madeira, Afonso Lagarto, Tomás Alves e José Raposo, entre outros, sendo que a banda sonora do filme será editada a 23 de agosto pela Sony Music Portugal, um dia depois da estreia em formato físico e digital, contando com “Quero dar nas vistas”, tema inédito recriado por Armando Teixeira, dos “Balla”, propositadamente para o filme.

Declarações
Sérgio Praia:
“O mais importante para mim é celebrar António Variações, a sua música e a sua terra. Por isso é que viemos cá fazer esta apresentação para as pessoas de Amares. Foi importante estarmos cá no nascimento deste trabalho”, disse o ator principal, Sérgio Praia, depois da exibição do filme.
“O António simboliza muita coisa. Foi um projeto muito importante para a minha vida, como é evidente, mas acima de tudo é uma celebração que fazemos a todas as pessoas que sonham, que saem da sua zona de conforto e vão à procura do seu sonho”.
Isidro Araújo, vice-presidente e vereador da cultura da Câmara de Amares
“Gostei do filme. Traça o percurso da vida de um homem que foi à luta e que venceu, com todas as agruras e dificuldades. António Variações foi um homem que foi ele próprio. Lutou por aquilo em que acreditava. Teve um projeto de vida que é de louvar. Merece todo o nosso apoio. É um exemplo de força, de coragem, de tenacidade e de luta pelos seus ideais”.
Percebemos que ia ser difícil ter cá a antestreia, mas negociamos com a distribuidora a quantidade de espetadores e chegámos a entendimento. Foi uma atenção muito especial para com os amarenses e que muito nos enaltece. Sérgio chorou o filme quase todo, foi uma noite de emoção.
A câmara vai homenagear o António no dia 7 de dezembro, António faria 75 anos a 4 de Dezembro, e essa homenagem vai ser feita no sábado seguinte, o sábado mais próximo do seu aniversário, com a entrega da medalha municipal de mérito. Em simultâneo podemos promover todo o território e toda a comunidade que vive e sente esta emoção.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.