Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Números de infectados “desceram drasticamente” em Barcelos
Obras na EN203 são “urgentes”

Números de infectados “desceram drasticamente” em Barcelos

Mercado Municipal de Famalicão reabre ao público após obras de renovação e de requalificação

Números de infectados “desceram drasticamente” em Barcelos

Cávado

2021-02-24 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Visivelmente satisfeito com a descida do número de infectados nas últimas duas semanas, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos mantém o apelo para o cumprimento das regras. Centro de Vacinação começou a funcionar ontem.

O concelho de Barcelos “desceu drasticamente” o número de infectados e de cidadãos em confinamento e quarentena. O presidente da Câmara Municipal de Barcelos mostrou-se “satisfeito” com os dados “substancialmente mais baixos” em relação às últimas duas semanas. “O concelho tem 430 casos activos, estando um total de 635 cidadãos em vigilância e confinamento”, informou Miguel Costa Gomes, lamentando, no entanto, as 140 mortes desde o início da pandemia.
O presidente, que falava ontem aos jornalistas por videoconferência, deu conta também que os cidadãos do concelho começaram precisamente ontem a ser vacinados no Centro de Vacinação, instalado no multiusos da Escola Secundária de Barcelos.

“Embora não esteja totalmente satisfeito, porque enquanto houver um cidadão infectado é sempre preocupante, estou satisfeito com os dados actuais que desceram drasticamente em relação ás últimas duas semanas”, sublinhou o autarca, lembrando que há duas semanas o concelho tinha “mais do dobro” de infectados (581) e de cidadãos em confinamento e vigilância (490), num total de 1071. “Tivemos uma descida de sensivelmente 40% o que é uma excelente notícia”, sublinhou Miguel Costa Gomes, não esquecendo as nove mortes dos últimos 15 dias.

O Município de Barcelos passou, ainda de acordo com declarações do autarca, “de risco extremamente elevado para risco moderado”. Apesar da vacinação ter arrancado anteontem com os colaboradores da Cruz Vermelha a serem vacinados no centro de saúde, o ‘arranque oficial’ do funcionamento do Centro de Vacinação do concelho, instalado no multiusos da Escola Secundária de Barcelos, foi ontem. “Neste momento, temos 650 vacinas para os cidadãos com mais de 80 anos e 400 para os cidadãos com mais de 50 anos com patologias associadas”, informou.

O Centro de Vacinação, que está previsto estar em funcionamento até ao final do ano, foi “totalmente” instalado pela autarquia. “O município montou toda a infra-estrutura, sendo apenas os recursos humanos da competência do Agrupamento de Centros de Saúde”, adiantou Miguel Costa Gomes, garantindo que a actividade lectiva nunca será afectada. “Quando se retomar o ensino presencial não há conflito, porque o multiusos tem entrada e saída e até estacionamento autónomos”, assegurou, deixando ainda um apelo aos familiares dos cidadãos que estão agora a ser convocados para a vacinação: “infelizmente há cidadãos que não estão a responder e vamos encontrar outros instrumentos de comunicação, mas deixo aqui o apelo, sobretudo aos familiares, para estarem atentos”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho