Costa Gomes apela à responsabilidade individual para vencer a pandemia
2021-01-12 às 10h00
Empossados ontem os novos órgãos sociais do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho.
O Núcleo de Estudantes da Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) compromete-se a continuar a conjugar esforços com a Escola de Medicina para actuar em temáticas como o ensino médico em Portugal e o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O compromisso foi assumido pela nova direcção do NEMUM, ontem empossada sob a presidência de Marisa Coelho.
A nova dirigente do NEMUM elogiou a proactividade da Escola de Medicina da UMinho e do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, mas criticou a tutela, nomeadamente no que concerne ao aumento de 15 por cento das vagas nas escolas médicas fora do Porto e de Lisboa e à criação de um novo curso de medicina na Universidade Católica Portuguesa.
“Não podemos ficar indiferentes a uma distribuição inadequada de recursos que não é solução para os problemas” apontou Marisa Coelho.
Para a nova presidente do NEMUM, “é urgente a actuação” também em matéria de acesso ao internato e especialidade, indicano as 1885 vagas abertas no ano transacto para um total de 2302 médicos.
Em tempos de pandemia, Marisa Coelho referiu-se também ao processo de vacinação, lembrando que os estudantes de medicina enfrentam os mesmos riscos dos médicos, pelo que devem ser equiparados, tal como aconteceu na vacinação contra a gripe, “Sejamos agentes de saúde pública críticos e reivindicativos” apelou a presidente do NEMUM.
Outra reivindicação assumida pelo NEMUM tem que ver com o hospital de Braga que deve ter o estatuto de hospital universitário, já que sempre recebeu e continua a receber os estudantes de medicina. Marisa Coelho defendeu a necessidade de alargar as parcerias do NEMUM, incluindo entidades como o Município de Braga o Hospital, a Ordem dos Médicos, o Sindicato Independente dos Médicos, a Associação Académica da UMinho, a Tuna de Medicina e a Alumni Medeicina.
“Pretendemos inovar e ser o elo de ligação com os estudantes” assumiu a nova dirigente que considera que, para isso, o Núcleo tem que ser “ainda mais transparente”.
Marisa Coelho apelou ao envolvimento dos estudantes, lembrando que o NEMUM é para os mais de 800 estudantes, com opiniões diferentes e visões críticas, pedindo-lhes que expressem as suas opiniões e frustrações “nos órgãos que podem fazer a diferença”.
20 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário