Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Nanotecnologia e nova economia em debate no 10.º aniversário do INL
MARB deu dicas para um Natal saudável

Nanotecnologia e nova economia em debate no 10.º aniversário do INL

S. Silvestre de Viana do Castelo traz desporto e festa à cidade

Braga

2018-08-17 às 06h00

José Paulo Silva

INL Summit celebra os dez anos de actividade do Instituto Ibérico Internacional de Nanotecnologia. Encontro de celebração debate, em Outubro, a nanotecnologia como facilitador da nova economia.

A cimeira anual do Instituto Ibérico Internacional de Nanotencnologia (INL), agendado para os dias 15, 16 e 17 de Outubro, no Forum Braga, celebra o 10.º aniversário desta infraestrutura científica.
‘Nanotecnologia: um facilitador para a nova economia’ é o tema da próxima edição do INL Summit, que juntará especialistas de vários países em debate sobre as alterações decorrentes das mudanças climáticas, mobilidade e do arranque da era quântica. Segurança e integridade de dados é outra das temáticas do INL?Summit, que irá reunir directores de outras institui- ções internacionais de ciência para discutir desafios comuns.
Uma conferência sobre a ‘Missão 10 000’ consta também do programa com o objectivo de definir a implementação de projectos inovadores em oito regiões portuguesas e espanholas, onde a nanotecnologia e o conhecimento baseado em ciência vão desempenhar um papel fundamental.

“O INL nasceu em 2008. Este ano comemoramos dez anos de pesquisa apaixonada, qualidade e crescimento tecnológico abordando os desafios societais dos nossos tempos”, destaca a direcção deste laboratório luso-espanhol, acrescentando que com os parceiros, empresas e cidadãos locais há um esforço diário para tornar o INL “no principal centro internacional de pesquisa em nanotecnologia”.
Depois de aprovado pelos governos espanhol e português em 2005, o primeiro desenho da estrutura da INL surgiu no Verão de 2007. A construção do laboratório arrancou em 2008 e decorreu até finais de 2010.
Entre muitos outros projectos, o INL lidera um consórcio científico europeu com o objectivo de criar ‘alimentos funcionais’ que melhorem a qualidade de vida de pessoas acima dos 60 anos, afectadas por patologias como a diabetes e as disfunções cognitivas.

A outro nível, o INL, a Universidade do Minho, o Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência estão a colaborar no desenvolvimento de projectos na área da computação quântica.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, marcará presença no INL Summit 2018, encontro no qual estará também Paulo Ferrão, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, entre especialistas de renome mundial.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.