Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Na Gerações há pedras que contam histórias
Fest’Arte encerra com casa cheia em Palmeira

Na Gerações há pedras que contam histórias

Quadrilátero assina novo protocolo

 Na Gerações há pedras que contam histórias

Vale do Ave

2024-05-19 às 15h00

Redacção Redacção

As “Pedras Contadoras” podem transformar-se num material didático e pedagógico excelente para pais, educadores, professores do 1º Ciclo e terapeutas da fala.

Citação

A Educadora da Associação Gerações, Juliana Delgado, está a desenvolver na instituição um projeto educativo idealizado e materializado por ela própria e que se chama “Pedras Contadoras”.
Juliana Delgado conta-nos como tudo foi acontecendo e a origem deste projeto educativo inovador e único. Com as pedras que foi encontrando no caminho, resolveu construir histórias e desenvolver nas crianças o gosto pelo desenho, trabalhar a linguagem e a “consciência fonológica”, utilizando materiais versáteis e não convencionais que convidam à criatividade. As pedras foram lavadas, pintadas, coloridas com desenhos e salpicadas com números e letras…
Tudo isto se tornou quase uma obsessão para a educadora que não descansou enquanto não pôs de pé um projeto que usa materiais da natureza pouco comuns na Educação de Infância.
Dos sacos cheios de pedras que emitem sons, que contam histórias e que convidam à formação de rimas e de frases até aos sacos de fonemas para terapeutas da fala que os usam nas suas sessões de terapia foi um salto grande, mas calculado e ponderado.
O segredo está em saber transformar histórias em pedras e as pedras em personagens que ganham vida nas mãos das crianças que as podem contar e recontar, reinventando as suas preferidas. As “Pedras Contadoras” servem também para ilustrar o ciclo da vida dos animais e das plantas.
As “Pedras Contadoras” podem transformar-se num material didático e pedagógico excelente para pais, educadores, professores do 1º Ciclo e terapeutas da fala.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho