Cávado e Ave assinam acordo com vista à área metropolitana
2024-05-19 às 15h00
As “Pedras Contadoras” podem transformar-se num material didático e pedagógico excelente para pais, educadores, professores do 1º Ciclo e terapeutas da fala.
A Educadora da Associação Gerações, Juliana Delgado, está a desenvolver na instituição um projeto educativo idealizado e materializado por ela própria e que se chama “Pedras Contadoras”.
Juliana Delgado conta-nos como tudo foi acontecendo e a origem deste projeto educativo inovador e único. Com as pedras que foi encontrando no caminho, resolveu construir histórias e desenvolver nas crianças o gosto pelo desenho, trabalhar a linguagem e a “consciência fonológica”, utilizando materiais versáteis e não convencionais que convidam à criatividade. As pedras foram lavadas, pintadas, coloridas com desenhos e salpicadas com números e letras…
Tudo isto se tornou quase uma obsessão para a educadora que não descansou enquanto não pôs de pé um projeto que usa materiais da natureza pouco comuns na Educação de Infância.
Dos sacos cheios de pedras que emitem sons, que contam histórias e que convidam à formação de rimas e de frases até aos sacos de fonemas para terapeutas da fala que os usam nas suas sessões de terapia foi um salto grande, mas calculado e ponderado.
O segredo está em saber transformar histórias em pedras e as pedras em personagens que ganham vida nas mãos das crianças que as podem contar e recontar, reinventando as suas preferidas. As “Pedras Contadoras” servem também para ilustrar o ciclo da vida dos animais e das plantas.
As “Pedras Contadoras” podem transformar-se num material didático e pedagógico excelente para pais, educadores, professores do 1º Ciclo e terapeutas da fala.
18 Janeiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário