Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Música popular no Mosteiro de Tibães
Médico António Gandra d’Almeida é o novo director executivo do SNS

Música popular no Mosteiro de Tibães

Vale do Ave como motor europeu de desenvolvimento industrial

Música popular no Mosteiro de Tibães

Braga

2011-01-31 às 06h00

Redacção Redacção

Exposição ‘Natal é o Presépio’, patente na Sala do Recibo do Mosteiro de Tibães, encerra com espectáculo folclórico de Ano Novo.

Citação

Organizado pela Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho em parceria com o Mosteiro de São Martinho de Tibães - Direcção Regional de Cultura do Norte, a exposição ‘Natal é o Presépio’ recebeu cerca de 4.500 visitantes.

José Pinto, presidente da Rusga de São Vicente de Braga, faz um balanço positivo da actividade.“O objectivo é colocar o presépio tradicional em contra-ponto com abordagens mais eruditas”, refere. “Criou-se um jogo intencional para mostrar aos visitantes as diferentes abordagens e interpretações do presépio”, explica José Pinto.

“Queremos também recentrar o presépio na quadra natalícia”, recorrendo a vários exemplos, desde o presépio minhoto e doméstico ao presépio que ainda hoje é edificado pelas paróquias e pelas comunidades, passando pelo presépio no mundo e na perspectiva dos artistas, com um quadro interessantíssimo do jovem bracarense Óscar Casares, sob a designação ‘Contemplação e Acção’”.

A obra do pintor Óscar Casares atraiu, de acordo com a organização, a atenção de muitos visitantes, motivo que levou a associação a prolongar a exposição por mais duas semanas.
Comemorando 45 anos de existência em 2010, a Rusga de São Vicente de Braga promoveu durante o ano passado diversas actividades culturais, nas quais se incluiu a exposição ‘Natal é o Presépio’, exposta pela primeira vez em 2005 na sede da associação.

A Rusga de São Vicente de Braga mantém uma parceria com o Mosteiro de Tibães há duas décadas, promovendo exposições, serões de espectáculos e entretenimento e actividades culturais.
O espectáculo contou com a actuação do Grupo Folclórico de São Martinho de Tibães, do Coro Paroquial de Mire de Tibães e da Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho na Sala do Capítulo do Mosteiro de Tibães.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho