Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Mural na EB 2,3 André Soares evoca o arquitecto patrono
Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Mural na EB 2,3 André Soares evoca o arquitecto patrono

Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Mural na EB 2,3 André Soares evoca o arquitecto patrono

As Nossas Escolas

2021-12-01 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Fachada principal da EB 2,3 André Soares conta agora com um mural que evoca o arquitecto André Soares, patrono deste Agrupamento de Escolas. Intervenção artística foi inaugurada ontem.

Citação

“Hoje é um momento de celebração e gratidão pelo que André Soares nos deixou e fez de Braga uma cidade tão importante do ponto de vista patrimonial”. As palavras são de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, que ontem participou na inauguração de um mural na fachada principal da Escola EB 2,3 André Soares, uma das iniciativas com que foi assinalado o dia de aniversário do arquitecto bracarense.
“Esta iniciativa serviu para evocar um dos grandes mestres bracarenses da nossa arquitectura”, referiu o edil, no decorrer da inauguração, lembrando que também ele foi aluno da EB 2,3 André Soares e, “apesar de terem sido apenas dois anos”, guarda “excelentes recordações desses tempos”.

A pintura deste mural concretizou-se no âmbito das Comemorações Centenárias do Arquitecto André Soares. O Município, em parceria com ‘A Casa ao Lado’ e o Agrupamento André Soares desenvolveram um projecto que visou uma intervenção artística neste agrupamento, inspirada na obra do arquitecto bracarense, com o envolvimento de todas as turmas do 9.º ano e dos professores e alunos do 1.º ciclo. No total, estiveram envolvidas mais de 300 alunos e professores.
Joana Brito, directora da ‘A Casa ao Lado’’, explicou que este projecto arrancou em Setembro, com uma formação em pintura de azulejo em que partici- param 15 professores do 1.º ciclo, com o objectivo de reproduzirem a mesma oficina com as suas turmas.

Após as oficinas, deu-se a recolha e junção de todos os azulejos criados pelos alunos de todas essas mesmas turmas e essa junção resultou na criação de um painel de azulejos, que depois de colocado foi finalizado com uma pequena intervenção liderada pela ‘A Casa ao Lado’
Já em Outubro desenvolveram-se diversas formações e workshops, sendo estas iniciativas direccionadas para os alunos de todas as turmas do 9.º ano, num total de 230. O resultado é o mural na fachada principal da escola, ontem inaugurado.
Ricardo Rio saudou a “feliz coincidência” da inauguração do mural, além de acontecer no dia de aniversário de André Soares, acontecer também no Dia Internacional da Cidade Educadora.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho