Correio do Minho

Braga, sábado

Municípios portugueses e espanhóis apresentam boa mesa na 20.ª edição do Xantar em Ourense
Residência Artística de EcoArte encerra hoje

Municípios portugueses e espanhóis apresentam boa mesa na 20.ª edição do Xantar em Ourense

‘Rio’ de gente na ‘Praia Fluvial’ do Poço do Frade para um Passeio Literário pela ‘mão’ do Centro de Teatro

Economia

2019-02-10 às 06h00

Isabel Vilhena

O Xantar - Salão Internacional de Gastronomia e Turismo assinala este ano 20 anos, tornando-se no epicentro da enogastronomia e do turismo de vários países.

Motivos não faltam para visitar o Salão Internacional de Gastronomia e Turismo- Xantar - que chega hoje ao fim em Ourense. Aqui pode encontrar diferentes propostas de “boa mesa” dos municípios portugueses e espanhóis que aproveitam o certame para mostrar e promover os seus principais eventos e potencialidades turísticas dos seus territórios.
Viana do Castelo, com o intuito de conquistar visitantes e turistas das Galiza, promove o seu património natural e paisagístico e toda a sua riqueza monumental e cultural, com destaque para o Caminho Português da Costa (Santiago de Compostela).

Arcos de Valdevez aproveita para dar a conhecer o Centro Interpretativo do Barroco inaugurado recentemente. A aldeia de Sistelo e o Soajo são outras marcas identitárias do território.
Barcelos participa, pela segunda vez com stand próprio, onde apresenta o programa anual dos 7 Prazeres da Gastronomia que inclui a Lampreia, o Galo, Bacallau, o Pica no Chão e Barcelos Doce.
Vizela marca presença na Xantar como destino turístico provilegiado, revelando os segredos de um vale recheado de saberes, sabores, prazeres e tradições características.

Celorico de Basto aproveitou uma dos maiores eventos da região para promover a XVI Festa Internacional das Camélias, a decorrer em Celorico de Basto, de 15 a 17 de Março. A acção promocional no Xantar, integrada no stand do Turismo Porto e Norte, contou com uma degustação dos produtos endógenos, vinho verde, enchidos e doçaria.
Ponte de Lima também marcou presença os melhores vinhos verdes, mel e enchidos para além de todo o património histórico e cultural do território limiano.
A Galiza apresentou também as suas potencialidades gastronómicas e o esplendor de todo o seu território.

Foram muitas as experiências gastronómicas e propostas de visita aos territórios de Lugo, Ourense, Corunha, entre muitos outros municípios galegos que integram esta euroregião de dois países: um só destino.
Xantar é o único salão internacional de turismo gastronómico incluído no calendário oficial de Feiras Comerciais Internacionais espanholas.
Com um percurso de 20 anos a valorizar os produtos agroalimentares de qualidade e o serviço profissional, converteu-se numa importante referência para destinos enogastronómicos de Espanha e Portugal, criando redes de cooperação.

A 20.ª edição de Xantar que termina hoje ofereceu, ao longo deste cinco dias, um completo programa de actividades onde se apresentaram mais de 200 experiências gastronómicas, convertendo-se, assim, no epicentro da enogastronomia e do turismo, reunindo 273 expositores de 12 países.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.