Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Municípios da região assumem missão de tornar ‘Cávado + Igual’
Guerreiras do Minho voltam a escorregar na corrida pelo título

Municípios da região assumem missão de tornar ‘Cávado + Igual’

Esposende abre candidaturas para apoios sociais e de transporte para alunos

Municípios da região assumem missão de tornar ‘Cávado + Igual’

Braga

2021-02-25 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A CIM Cávado - Comunidade Intermunicipal do Cávado - prepara-se para apresentar brevemente o projecto ‘Cávado + Igual’, que tem como objectivo a promoção de boas práticas de igualdade de género e conciliação profissional/familiar na região.

A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) prepara-se para assumir “um compromisso” com a promoção e adopção de medidas e políticas de Igualdade de género e de Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal ao nível das práticas e acções municipais.
O projecto ‘Cávado + Igual’ vai ser apresentado já no próximo mês de Março e tem como grande objectivo ‘mudar’ a cultura das organizações em nome de uma sociedade mais justa e mais equilibrada.
Com um investimento previsto de 226 mil euros, o projecto é financiado a 100 por cento pelo programa gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no âmbito dos EEAGrants Portugal - Programa de Conciliação e Igualdade de Género (ver caixa).

Uma das vertentes incluídas neste ‘pacote’ de apoios financeiros é no sentido de ajudar a construir uma sociedade mais coesa, justa e equitativa e é também com essa finalidade que a CIM Cávado avançou com a candidatura do projecto ‘Cávado + Igual’, que vai decorrer nos seis municípios que a integram ao longo dos próximos três anos.
Os Municípios de Braga, Amares, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, que compõem a CIM Cávado, terão como tarefa a execução deste projecto que tem a ambição de fazer desta uma região “mais igual”, ou seja, com menos disparidades e com base na promoção e adopção dos princípios da igualdade e da não discriminação.

Ao levar avante este projecto, a CIM Cávado e os seis municípios assumem um ‘compromisso’ municipal e sub-regional na promoção de acções concretas de Igualdade de Conciliação. Um trabalho que começará, antes de mais, por “um diagnóstico às políticas e medidas disponibilizadas pelos municípios nesta área e na adopção de medidas promotoras de ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores”, indica-se nos objectivos do projecto.
Em concreto, o projecto ‘Cávado + Igual’ prevê a realização dos diagnósticos às práticas municipais dos seis municípios a este nível e a elaboração de novos Programas Municipais para a Igualdade e Conciliação, além da apresentação de uma Estratégia Intermunicipal para esta sub-região.

No final da execução do projecto, será ainda apresentado um Guia de Boas Práticas Municipais para que possa ser seguido e praticado mais fácil e eficientemente no dia-a-dia.
Além da divulgação das boas práticas em matéria de Igualdade de Conciliação, o projecto ‘Cávado + Igual’ inclui também uma vertente formativa ao nível dos conhecimentos e competências de planeamento para a aplicação destes princípios que visam uma sociedade mais equitativa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho