Final da Taça Associação regressa ao Cidade de Barcelos
2025-03-18 às 14h00
Município aposta na Rede Escolar de Ludotecas, que está a transformar a aprendizagem em Braga, integrando o jogo em contexto escolar para tornar o ensino mais interactivo e estimulante.
O Município de Braga está a expandir a Rede Escolar de Ludotecas para promover aprendizagem lúdica. Esta rede está a transformar a aprendizagem, integrando o jogo em contexto escolar para tornar o ensino mais interactivo e estimulante.
Com um forte foco no desenvolvimento de competências sociais, pedagógicas e de pensamento crítico, esta iniciativa aposta em actividades dinâmicas e envolventes, sem recurso a dispositivos electrónicos.
Mais do que um espaço fixo, a Ludoteca Escolar integra-se directamente na Sala do Aluno, criando pontes entre os estudantes e a comunidade educativa.
Actualmente, a Rede Escolar de Ludotecas está em funcionamento nas escolas EB 2,3 de Gualtar, Celeirós, Nogueira e Mosteiro e Cávado.
Semanalmente, os alunos têm a oportunidade de participar neste projecto, explorando novos jogos e desenvolvendo competências de forma lúdica e interactiva.
Face ao sucesso da iniciativa, o Município de Braga tem planos para expandir o projecto a mais escolas, reforçando um ambiente educativo mais dinâmico e enriquecedor.
O projecto é desenvolvido em parceria com a Associação Cidade Curiosa, também responsável pela dinamização da Ludoteca da Estufa.
Para a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, a Rede Escolar de Ludotecas “é um projecto inovador que leva o jogo para o coração da aprendizagem. Acreditamos que, ao proporcionar momentos de diversão e estratégia, estamos a cultivar competências fundamentais para o desenvolvimento escolar e pessoal dos nossos alunos, a estimular a interacção social e o desenvolvimento cognitivo. O nosso objectivo é expandir esta iniciativa, tornando-a acessível a cada vez mais alunos”.
Em comunicado, o Município bracarense destaca que através de uma vasta selecção de jogos de tabuleiro, os alunos exploram conceitos essenciais enquanto desenvolvem habilidades como planeamento estratégico (Splendor, Projeto L), optimização de soluções (Qwirkle), velocidade de processamento (Jungle Speed), lógica dedutiva (Private Investigator), descoberta do mundo (Terra) e contexto histórico e cultural (XIN).
“Para garantir uma experiência sempre renovada, além dos jogos fixos em cada escola, a Rede disponibiliza o Baú Pedagógico, um conjunto rotativo de jogos que incentiva a curiosidade e a exploração contínua”, acrescenta a autarquia.
A metodologia desta iniciativa assenta nos 3 C’s – Criatividade, Curiosidade e Pensamento Crítico – elementos fundamentais para a formação de alunos autónomos e reflexivos.
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