Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Município expande Rede de Ludotecas para promover aprendizagem lúdica
Celorico de Basto celebrou Abril com as Músicas da Revolução

Município expande Rede de Ludotecas para promover aprendizagem lúdica

Final da Taça Associação regressa ao Cidade de Barcelos

Município expande Rede de Ludotecas para promover aprendizagem lúdica

Braga

2025-03-18 às 14h00

Redacção Redacção

Município aposta na Rede Escolar de Ludotecas, que está a transformar a aprendizagem em Braga, integrando o jogo em contexto escolar para tornar o ensino mais interactivo e estimulante.

Citação

O Município de Braga está a expandir a Rede Escolar de Ludotecas para promover aprendizagem lúdica. Esta rede está a transformar a aprendizagem, integrando o jogo em contexto escolar para tornar o ensino mais interactivo e estimulante.
Com um forte foco no desenvolvimento de competências sociais, pedagógicas e de pensamento crítico, esta iniciativa aposta em actividades dinâmicas e envolventes, sem recurso a dispositivos electrónicos.
Mais do que um espaço fixo, a Ludoteca Escolar integra-se directamente na Sala do Aluno, criando pontes entre os estudantes e a comunidade educativa.
Actualmente, a Rede Escolar de Ludotecas está em funcionamento nas escolas EB 2,3 de Gualtar, Celeirós, Nogueira e Mosteiro e Cávado.
Semanalmente, os alunos têm a oportunidade de participar neste projecto, explorando novos jogos e desenvolvendo competências de forma lúdica e interactiva.
Face ao sucesso da iniciativa, o Município de Braga tem planos para expandir o projecto a mais escolas, reforçando um ambiente educativo mais dinâmico e enriquecedor.
O projecto é desenvolvido em parceria com a Associação Cidade Curiosa, também responsável pela dinamização da Ludoteca da Estufa.
Para a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, a Rede Escolar de Ludotecas “é um projecto inovador que leva o jogo para o coração da aprendizagem. Acreditamos que, ao proporcionar momentos de diversão e estratégia, estamos a cultivar competências fundamentais para o desenvolvimento escolar e pessoal dos nossos alunos, a estimular a interacção social e o desenvolvimento cognitivo. O nosso objectivo é expandir esta iniciativa, tornando-a acessível a cada vez mais alunos”.
Em comunicado, o Município bracarense destaca que através de uma vasta selecção de jogos de tabuleiro, os alunos exploram conceitos essenciais enquanto desenvolvem habilidades como planeamento estratégico (Splendor, Projeto L), optimização de soluções (Qwirkle), velocidade de processamento (Jungle Speed), lógica dedutiva (Private Investigator), descoberta do mundo (Terra) e contexto histórico e cultural (XIN).
“Para garantir uma experiência sempre renovada, além dos jogos fixos em cada escola, a Rede disponibiliza o Baú Pedagógico, um conjunto rotativo de jogos que incentiva a curiosidade e a exploração contínua”, acrescenta a autarquia.
A metodologia desta iniciativa assenta nos 3 C’s – Criatividade, Curiosidade e Pensamento Crítico – elementos fundamentais para a formação de alunos autónomos e reflexivos.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho