Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Município de Esposende e ISAVE unem esforços na promoção da saúde
Greve dos enfermeiros com adesão de 75% no Hospital de Braga

Município de Esposende e ISAVE unem esforços na promoção da saúde

Rock turco esta sexta-feira no Theatro Circo

Cávado

2018-02-14 às 16h13

Redacção

Benjamim Pereira notou que o Município possui já um trabalho de base no âmbito do Programa Municipal de Promoção da Saúde, que contempla um conjunto de atividades e projetos que visam a promoção da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar da população.

A Câmara Municipal de Esposende e o ISAVE - Instituto Superior de Saúde assinaram um protocolo de colaboração no plano da promoção da saúde, em cerimónia pública, que decorreu, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Esta parceria tem em vista a colaboração com o Município no desenvolvimento de algumas atividades no âmbito do Programa Municipal de Promoção da Saúde e concretiza-se, no imediato, no apoio ao evento gastronómico Março com Sabores do Mar, no projeto de acompanhamento na elaboração das ementas das cantinas escolares e, ainda, no plano da promoção da literacia em saúde.

Salientando que o ISAVE é a única instituição do ensino superior diretamente ligada à área da saúde integrada na Comunidade Intermunicipal do Cávado, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, referiu que este protocolo irá permitir o desenvolvimento de um conjunto de atividades ao nível da promoção da saúde e do bem-estar dos cidadãos. O Autarca assinalou que, dada a localização estratégica do concelho, o Município tem vindo a estabelecer parcerias com entidades de Ensino Superior, numa ótica também de proporcionar oferta formativa de nível superior em Esposende. Considerou, por isso, que não está colocada de parte uma eventual parceria como o ISAVE para a instituição de cursos técnicos superiores profissionais em Esposende. Benjamim Pereira respondia, deste modo, à disponibilidade manifestada pelo Presidente da Entidade Instituidora do ISAVE Amar Terra Verde para a criação desta oferta formativa no concelho. Só temos a ganhar em ter parceiros e procuramos os melhores, afirmou.

Benjamim Pereira notou que o Município possui já um trabalho de base no âmbito do Programa Municipal de Promoção da Saúde, que contempla um conjunto de atividades e projetos que visam a promoção da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar da população. Apontou, a título de exemplo, a parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Crescer Saudável, as iniciativas do Março com Sabores do Mar para incentivo de consumo de peixe juntos dos mais novos e a Semana da Saúde que o Município organiza anualmente, e deu, ainda, nota do trabalho desenvolvido ao nível das cantinas escolares.

Esta parceria com esta instituição de ensino superior ligada à saúde, representa, assim, mais um passo neste percurso que o Município tem vindo a trilhar. Numa perspetiva de valorização recíproca, irá sem dúvida permitir uma visão partilhada no âmbito do trabalho desenvolvido quer pelo ISAVE, quer pelo Município, mas também uma intervenção local colaborativa, capaz de produzir mudanças estruturais sustentáveis, afirmou Benjamim Pereira.

A Presidente do ISAVE, Mafalda Duarte, notou que, a par da oferta formativa, o Instituto Superior de Saúde possui também um Centro de Investigação Interdisciplinar de Ciências da Saúde, dispondo, por isso, de ferramentas imprescindíveis para a avaliação e monotorização de projetos de investigação. Sublinhou, assim, a pertinência e importância desta parceria com o Município de Esposende numa perspetiva de ligação à comunidade e de evolução da própria instituição de ensino, bem como de descentralização do ISAVE.

Na mesma linha, o Presidente da Entidade Instituidora do ISAVE Amar Terra Verde saudou este protocolo com a Autarquia de Esposende e manifestou total disponibilidade para alargar o âmbito de cooperação, nomeadamente na disponibilização de oferta formativa no concelho. João Nogueira enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município no âmbito da promoção da saúde, nomeadamente ao nível da educação e segurança alimentar nas cantinas escolares, considerando que é uma medida altruísta e de grande alcance social.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.