Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Município de Braga já pediu “instruções” à DGS a adoptar nos eventos que cidade vai realizar
Cabeceiras de Basto: Câmara Municipal paga a fornecedores

Município de Braga já pediu “instruções” à DGS a adoptar nos eventos que cidade vai realizar

Famalicão cria apoio extraordinário às rendas

Município de Braga já pediu “instruções” à DGS a adoptar nos eventos que cidade vai realizar

Braga

2020-02-28 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A Protecção Civil de Braga “está atenta” ao contexto do Coronavírus e já solicitou à Direcção-Geral de Saúde as “instruções” a adoptar, tendo em conta que a cidade se prepara para receber milhares de atletas e turistas com competições e Semana Santa.

A cidade de Braga prepara-se para receber vários milhares de atletas e turistas muito brevemente com a realização do evento European Master Athletics Championships Indoor (EMACI 2020) já em Março e logo a seguir, já em Abril, com as Solenidades da Semana Santa. O vereador da Protecção Civil do Município de Braga, Altino Bessa, garante que já foram pedidas indicações específicas à Direcção Geral de Saúde (DGS) para a adopção de “medidas preventivas” relativamente ao Coronavírus com vista a “minimizar” qualquer possível risco.
“A Protecção Civil de Braga está atenta e já solicitou à DGS que desse instruções e orientações da forma como o Município de Braga deve proceder durante a realização destes eventos - o EMACI 2020 e a Semana Santa - no sentido de estar prevenido e minimizar um eventual risco”, indicou o vereador Altino Bessa.

“Não é nenhuma situação alarmista, mas estes eventos que trazem milhares de pessoas à cidade, como é o caso desta competição de atletas veteranos, que terá atletas de várias partes do mundo e principalmente da Europa, nós, Protecção Civil de Braga, queremos perceber junto da DGS qual é o tipo de abordagem a adoptar”, apontou.
“Tendo em conta a situação do alerta relativo ao Coronavírus e no decorrer da activação do dispositivo de saúde pública, solicitámos o envio de critérios aplicáveis actualmente na definição matriz de ‘avaliação de risco’, bem como de informações e recomendações direccionadas para o tipo de evento em questão com a maior brevidade”, referiu o vereador.

No fundo, “queremos indicações do que temos que fazer como forma de prevenção e de actuação para garantir uma maior segurança quer aos atletas, quer turistas, quer aos habitantes locais”.
Refira-se que só em competição do EMACI, que vai ter lugar no Altice Forum Braga entre os próximos dias 15 e 21 de Março, vão participar 2900 atletas veteranos vindos de vários países e de várias partes do globo. Só de Espanha estarão presentes 700 atletas, com especial relevo para a Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha, França e Itália. Na sua totalidade, estarão representados 41 países, contando com Portugal.

Planos de contingência para empresas

A Direcção-Geral da Saúde emitiu recomendações às empresas por causa do coronavírus, aconselhando-as a ter definidos ‘planos de contingência’ para casos suspeitos entre os trabalhadores que contemplem zonas de isolamento e regras de higiene, evitando reuniões em sala.
A DGS diz que as empresas devem estar preparadas para a possibilidade dos seus trabalhadores não irem trabalhar, devido à doença, suspensão de transportes públicos ou encerramento de escolas.

Regressados de Itália sem sintomas devem evitar urgências
A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, apelou ontem às pessoas que regressem de Itália ou de outras áreas afectadas pelo coronavírus e que não apresentem sintomas da doença para não se deslocarem aos serviços de urgência. Em caso súbito de tosse, febre ou dificuldade respiratória, a pessoa deve ligar para o centro de contacto do SNS 24 (808 24 24 24) e evitar espaços confinados e com muita gente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho