Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Município de Braga fortalece rede de parcerias na área da cultura
Caminhada com História na Póvoa

Município de Braga fortalece rede de parcerias na área da cultura

Vizela: Lançamento de 'Curtas Poéticas 2018'

Braga

2018-01-23 às 06h00

Isabel Vilhena

Em crescendo, o município assinou ontem protocolos para a dinamização cultural. Num investimento de cerca de 140 mil euros, foram formalizadas 26 parcerias, mais 8 que no ano anterior.

O fortalecimento da rede de parcerias institucionais para a área da cultura tem sido uma forte aposta do município, assinalou ontem a vereadora da Cultura, Lídia Dias, dando nota que este número de parcerias para a dinamização cultural cresceu de 9 em 2013 para 26 este ano. Os apoios passaram de 19 mil euros (2013) para cerca de 140 mil euros.
A sessão pública de formalização das 26 parcerias institucionais com as entidades culturais bracarenses teve lugar ontem, no auditório José Sarmento, no Mercado Cultural do Carandá. Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a escolha deste espaço evidencia a dimensão pedagógica quer na criação de oportunidades para a expressão artística dos nossos talentos, quer na dimensão de formação e educação para a cultura dos nossos públicos, sublinhando o trabalho que é desenvolvido por todos estes parceiros culturais que é fundamental para tornar a cultura acessível a toda a população. Neste capítulo, Lídia Dias anunciou o novo programa de descentralização cultural, intitulado Descentra que visa promover programas de descentralização cultural em todas as freguesias do concelho.

Ricardo Rio reforçou também a ambição de Braga tornar-se Capital Europeia da Cultura, mas, acima de tudo, ser uma cidade em que a cultura tenha um peso preponderante. Entendemos que a dimensão cultural da cidade é o melhor indicador que podemos ter do seu desenvolvimento, salientando que quanto mais rica for a dinâmica cultural da cidade, mais é demonstrativo que temos uma sociedade evoluída e com interesses pelas várias manifestações culturais.
As parcerias formalizadas ontem com os agentes culturais da cidade têm como objectivo a promoção de programas de descentralização cultural, a dinamização do Plano de Actividades do pelouro da Cultura da câmara municipal e o desenvolvimento do movimento associativo de índole cultural.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.