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Município de Braga desafia operadores a criar mais experiências

Braga

2025-01-18 às 10h14

José Paulo Silva José Paulo Silva

Programa de criação de experiências turísticas foi apresentado aos operadores da cidade de Braga. Câmara Municipal aposta na qualificação da oferta de visitação.

Citação

A Câmara Municipal de Braga apresentou ontem um programa de criação de experiências turísticas, tendo com objectivo envolver meia centena de operadores na oferta de um pacote de 25 experiências de visitação.
Elaborado em parceria com a consultora Innotur, o programa de capacitação dos operadores decorrerá durante meio ano, iniciando-se com o diagnóstico e planos de melhoria das propostas dos operadores seleccionados, formação dos mesmos, realização de workshops de experiências turísticas que serão promovidas e comercializadas, nomeadamente num ‘marketplace’ que está a ser projectado.
Pedro Soares, adjunto do presidente da Câmara Municipal, que acompanha o sector do turismo, afirmou ontem, na apresentação do programa, no Posto do Turismo, que apesar dos bons indicadores de visitação, “Braga ainda pode melhorar no que diz respeito à oferta turística”, nomeadamente com experiências diferenciadoras.

“Tem-se registado um aumento do rendimento médio por quatro, mas é possível qualificar a oferta para o aumentar ainda mais”, defendeu Pedro Soares.
Aquele responsável anunciou a reestruturação de ‘Visit Braga’, a plataforma oficial do Turismo da cidade, bem como a intenção de criar o ‘Bragacard’, um cartão para utilização da rede dos Transportes Urbanos de Braga, com descontos no acesso a museus e a serviços de operadores turísticos.
Luís Ferreira, chefe da Divisão de Turismo da Câmara Municipal, justificou o programa de criação experiências turísticas como um contributo para “estruturar o produto e potenciar experiências e uma boa imagem do destino Braga”.
Victor Sanjosé, da consultora Innotur, é o responsável pelo programa ontem revelado a dezenas de operadores, realçando que “toda a cadeia turística” é elegível para participar.

Este especialista defendeu que “os destinos turísticos como tal já não se vendem”, sendo essencial oferecer aos visitantes experiências sensoriais e emocionais.
Visitas teatralizadas a museus, maratonas em adegas, concertos em lugares emblemáticos, workshops de cozinha ou actividades artísticas para crianças foram exemplos desse tipo de experiências.
Victor Sanjosé adiantou ontem que, no âmbito deste projecto, será realizado um estudo sobre o perfil do turista que visita a cidade de Braga.

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