Paulo Cunha: “Processo decorre sem qualquer divisão interna”
2023-12-05 às 17h40
A iniciativa visa preparar as populações para a ocorrência de acidentes graves e catástrofes.
O Município de Braga promoveu uma reunião com os presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, com o objectivo de estabelecer uma maior articulação com estas entidades, enquadrada na política do Município de Braga e na Estratégia Nacional para uma Protecção Civil Preventiva 2030.
Nesta reunião foram abordados temas fundamentais para a promoção da segurança de pessoas e bens e do ambiente à escala municipal, entre os quais a sinalização de situações de risco, a promoção de acções de sensibilização e a gestão e condições de segurança do património arbóreo, relevando-se a importância de envolver as freguesias de modo a promover estratégias eficazes para a defesa e protecção das comunidades, quer ao nível da prevenção e planeamento, quer ao nível da actuação na eminência ou ocorrência de acidente grave ou catástrofe.
Assim, o Município de Braga lançou o desafio às Juntas de Freguesia para a constituição de novas Unidades Locais de Protecção Civil (ULPC), tendo em conta a sua proximidade às populações, o conhecimento do território e a mais valia de serem constituídas por habitantes locais, cuja intervenção pode ser fundamental na adaptação/preparação do território e da população tornando-a mais resiliente à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.
Actualmente, o Concelho de Braga conta já com 11 ULPC constituídas, tendo o vereador da Protecção Civil, Altino Bessa, destacado a “importância destas equipas no trabalho conjunto na protecção de pessoas e bens, reforçando a necessidade de expansão destas unidades por todo o território concelhio, de modo a garantir uma actuação concertada entre as diversas entidades que concorrem para a protecção civil”.
18 Janeiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário