Correio do Minho

Braga,

- +
Município atribuiu 90 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Famalicão
Livro dá voz ao impacto da BragaHabit na cidade

Município atribuiu 90 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Famalicão

Braga viveu mais um grande êxito

Município atribuiu 90 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Famalicão

Vale do Ave

2025-05-12 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão comparticipa ainda em 50 por cento o funcionamento da Equipa de Intervenção Permanente. Mário Passos diz sentir orgulho no trabalho realizado pelos Bombeiros Voluntários de Famalicão.

Citação

C erca de 90 mil euros é quanto a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão atribui em subsídios, anualmente, aos Bombeiros Voluntários de Famalicão. O número foi divulgado pelo autarca famalicense, Mário Passos, no âmbito das comemorações dos 135 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão.
Mário Passos indicou ainda que “assumimos também 50 por cento do pagamento da equipa de Intervenção Permanente (EIP) - um custo estimado próximo dos 100 mil euros - para assegurar que os bombeiros são a nossa linha da frente ao nível do socorro, na prevenção e combate a incêndios e outras calamidades”.

No total, as três corporações do concelho (Bombeiros Voluntários de Famalicão, Famalicenses e de Riba de Ave) e a Cruz Vermelha receberam mais de 700 mil euros em 2024, o que corresponde a um aumento de sensívelmente 40 por cento.
O autarca famalicense reconheceu a entrega dos Bombeiros Voluntários de Famalicão à defesa e bem-estar da população do concelho.
“São 135 anos de dedicação, que na Câmara Municipal reconhecemos, pelo espírito de sacrifício, altruísmo, e que correm por gosto e voluntariado, muitas vezes, colocando a própria vida em risco. São um exemplo ainda no que é a dinâmica associativa e envolvimento com a comunidade, prestigiam Vila Nova de Famalicão, num trabalho do qual muito nos orgulhamos e agradecemos”. revelou Má- rio Passos, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Fogos urbanos originaram bombeiros

Um incêdio de grandes proporções na Rua Formosa, em Março de 1890, criou sérias dificuldade ao corpo de bombeiros em Famalicão. Tiveram de ser ajudados pelos bombeiros de Braga, Barcelos e Porto.
Em Abril desse mesmo ano, outro fogo numa casa do Campo da Feira, foi a causa directa para a criação dos Bombeiros Voluntários de Famalicão. Cento e três homens juntaram-se para criar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão.
Os Estatutos foram aprovados a 6 de Maio de 1890 e a 16 de Junho são eleitos os primeiros corpos sociais, tendo Daniel dos Santos como presidente.
O primeiro comandante foi Francisco de Oliveira e Silva.
As primeiras reuniões de direcção e comando aconteceram nas casas do presidente e do tesoureiro.

Em 1927 vários elementos do corpo activo praticaram actos de indisciplina, o que levou ao afastamento do comandante, Álvaro Bezerra. Nesse mesmo ano procedeu-se à fomação de uma nova Associação de Bombeiros na vila de Famalicão.
Um ano depois surgem os Estatutos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão em letra de imprensa e, no ano seguinte, a proposta de alterações dos uniformes.
O quartel foi inaugurado a 28 de Setembro de 1966, com a presença do Ministro do Interior, Santos Júnior. Foi substituído, em 1990, pelas actuais instalações na Rua Rebelo Mesquita.
A inauguração assinalou os 100 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão. Assistiram às comemorações muitas personalidades e outras individualidades do concelho de Famalicão. .

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho