Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Município adquiriu quarto moinho na Abelheira
Luiz Júnior novamente eleito guardião do mês

Município adquiriu quarto moinho na Abelheira

UMinho acolheu reunião de instituições de ensino superior portuguesas em Alianças de Universidades Europeias

Município adquiriu quarto moinho na Abelheira

Cávado

2023-09-27 às 06h00

Redacção Redacção

Autarquia de Esposende acaba de adquirir o quarto moinho na Zona de Abelheira, Marinhas. Já estão recuperados três moinhos de vento.

Citação

O Município de Esposende adquiriu o quarto moinho, na Zona de Abelheira, Marinhas, sendo que é o único que ainda se encontra em ruínas. A intervenção ali em curso, realizada já na estrutura de três moinhos, integra-se nas acções que prevêem concretizar o Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira.
Já com a obra de recuperação de três moinhos de vento concluída, no âmbito da candidatura ‘Qualificação das Experiências de Turismo da Natureza no Minho – Redes de Visitação da Natureza – Moinhos da Abelheira/Esposende’, integrada na Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE e que teve um investimento de 155 mil euros, o Município de Esposende alarga a área de intervenção, com a aquisição deste quarto edifício.
No total, o conjunto monumental compreende sete moinhos, mas a primeira fase do projecto contemplou apenas três edifícios, propriedade da câmara, sendo o objectivo final a valorização de todo aquele espaço.
Esta acção integra-se na estratégia de promoção do Turismo no Município de Esposende através da valorização e preservação do seu património material e imaterial. O município tem diversas acções a desenvolver que contribuam para a visitação do espaço, proporcionando os acessos a todos.
Os três moinhos intervencionados já estão equipados com o equipamento inerente a cada temática que estará representada e que aborda o Ciclo do Pão e toda a etnografia a ele associada e as questões ambientais do uso da energia.
Este é um projecto muito ambicionado pela população local e, após muitos anos de trabalho, negociações e estudo, vê, finalmente, aplicação prática no terreno. Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira destaca a importância que a aquisição do moinho significa para a cultura e turismo da freguesia e do concelho.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho