Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Município adquiriu quarto moinho na Abelheira
Núcleo Norte da LPCC apresenta hoje 'Voluntariado como forma de felicidade'

Município adquiriu quarto moinho na Abelheira

Borevkovic em risco de falhar a deslocação ao Estádio da Luz

Município adquiriu quarto moinho na Abelheira

Cávado

2023-09-27 às 06h00

Redacção Redacção

Autarquia de Esposende acaba de adquirir o quarto moinho na Zona de Abelheira, Marinhas. Já estão recuperados três moinhos de vento.

Citação

O Município de Esposende adquiriu o quarto moinho, na Zona de Abelheira, Marinhas, sendo que é o único que ainda se encontra em ruínas. A intervenção ali em curso, realizada já na estrutura de três moinhos, integra-se nas acções que prevêem concretizar o Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira.
Já com a obra de recuperação de três moinhos de vento concluída, no âmbito da candidatura ‘Qualificação das Experiências de Turismo da Natureza no Minho – Redes de Visitação da Natureza – Moinhos da Abelheira/Esposende’, integrada na Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE e que teve um investimento de 155 mil euros, o Município de Esposende alarga a área de intervenção, com a aquisição deste quarto edifício.
No total, o conjunto monumental compreende sete moinhos, mas a primeira fase do projecto contemplou apenas três edifícios, propriedade da câmara, sendo o objectivo final a valorização de todo aquele espaço.
Esta acção integra-se na estratégia de promoção do Turismo no Município de Esposende através da valorização e preservação do seu património material e imaterial. O município tem diversas acções a desenvolver que contribuam para a visitação do espaço, proporcionando os acessos a todos.
Os três moinhos intervencionados já estão equipados com o equipamento inerente a cada temática que estará representada e que aborda o Ciclo do Pão e toda a etnografia a ele associada e as questões ambientais do uso da energia.
Este é um projecto muito ambicionado pela população local e, após muitos anos de trabalho, negociações e estudo, vê, finalmente, aplicação prática no terreno. Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira destaca a importância que a aquisição do moinho significa para a cultura e turismo da freguesia e do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho