Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Município de Monção e ICNF limpam rede viária florestal
Guerreiros em Manchester para prova europeia de Taekwondo

Município de Monção e ICNF limpam rede viária florestal

Centurium com mais e melhor qualidade de jogo

Município de Monção e ICNF limpam rede viária florestal

Alto Minho

2022-01-26 às 12h27

Redacção Redacção

Câmara Municipal de Monção anuncia operação de limpeza da rede viária florestal. Estão a ser criadas novas faixas de gestão de combustível.

Citação

No âmbito de um protocolo de colaboração entre o Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) e a Câmara Municipal de Monção, decorrem actualmente trabalhos de limpeza da rede viária florestal em diferentes áreas geográficas deste concelho do Alto Minho.
A operação de limpeza e manutenção realiza-se de forma a minimizar os riscos de incêndio, salvaguardando pessoas e bens.
Num concelho com uma mancha florestal significativa, como é o caso de Monção, a floresta situa-se em lugar prioritário da estratégia da Câmara Municipal que, com a actual operação, procura evidenciar “grande esforço e atenção a este sector de actividade, encetando medidas de prevenção e vigilância e acções de sensibilização junto das comunidades locais”.

Em comunicado, a autarquia releva que “as intervenções em curso têm como objectivo a beneficiação de caminhos florestais existentes e a criação de faixas de gestão de combustível”, ou seja, de zonas de prevenção e segurança contra incêndios, cuja finalidade consiste na redução de fogos florestais.
“Com os incêndios avassaladores de Outubro de 2017 ainda na memória colectiva dos monçanenses, estas acções preventivas, à semelhança de outras levadas a cabo nos últimos anos, fazem parte de um conjunto de medidas constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios”, adianta a Câmara Municipal.

“Em suma, pretende-se corporizar uma intervenção criteriosa focada na descontinuidade das formações vegetais, diminuindo, por um lado, a superfície percorrida pelos incêndios florestais e, aumentando, por outro, a capacidade de intervenção dos bombeiros no combate às chamas”, esclarece o comunicado da autarquia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho