Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Município de Braga lança programa de combate à obesidade
Câmara de Guimarães pede gestão do Paço dos Duques e do Castelo

Município de Braga lança programa de combate à obesidade

Município de Esposende sensibiliza jovens para Igualdade de Género

Braga

2018-03-22 às 21h15

Redacção

Projecto conta com a parceria do Hospital de Braga

O Município de Braga apresentou hoje, dia 22 de Março, o Programa Municipal de Combate à Obesidade. Trata-se do 12.º programa desportivo que a Autarquia disponibiliza aos Bracarenses com o objectivo de promover hábitos de vida saudável e fomentar o Desporto para todos.

Face ao aumento dos índices de obesidade a nível nacional e às suas inúmeras repercussões no que se refere à saúde da população e qualidade de vida dos cidadãos, o Município desafiou o Hospital de Braga a fazer parte deste programa de actividade física pensado para pacientes com obesidade identificada, residentes no Concelho de Braga.

Numa primeira fase, o Programa Municipal de Combate à Obesidade, que se iniciará no mês de Abril, dará resposta aos adultos encaminhados pelo Serviço de Cirurgia Geral Unidade de Obesidade e do Serviço de Endocrinologia e Unidade de Nutrição e Alimentação do Hospital de Braga, que necessitem de diminuir o seu peso pré e pós-operatório.

Estes utentes vão integrar gratuitamente as sessões específicas do programa, a decorrer às terças e quintas-feiras, das 15h00 às 17h00, ou frequentar outros programas desportivos municipais, como o Centro Municipal de Marcha e Corrida, o Braga Activa, a hidroginástica, o Mexe-te Braga, entre outros.

Num ano tão importante para Braga, em que ostentamos o título de Cidade Europeia do Desporto, este é mais um contributo para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos Bracarenses, salientou Sameiro Araújo, vereadora do Desporto e Saúde, durante a cerimónia de assinatura do protocolo de parceria com o Hospital de Braga.

Segundo Sameiro Araújo, o Hospital de Braga é um parceiro de excelência em vários programas desenvolvidos pelo Município. É com enorme satisfação que vemos alguns desses programas a serem replicados a nível nacional, como acontece com o projecto de prevenção da ambliopia aos alunos do pré-escolar, referiu a vereadora, acrescentando que em Braga existem programas de actividade desportiva para todo o tipo de população, ´desde os mais pequenos até aos seniores´.

A participação no programa proporcionará um acompanhamento permanente no sentido de monitorizar o processo de evolução de cada utente, promovendo desta forma o sucesso no combate à obesidade.
A segunda fase do programa prevê a celebração de uma parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado I (ACES Braga), através da intervenção de equipas de enfermagem escolar junto da população juvenil e suas famílias.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.