Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Município de Braga avança com projecto de classificação das ‘Lojas com História’
Paredes de Coura arranca com Mata Viva

Município de Braga avança com projecto de classificação das ‘Lojas com História’

Sócrates Tem de Morrer: A Vida de John Smith em estreia absoluta no Vila Flor

Braga

2018-01-03 às 17h09

Redacção

Salvaguardar e dinamizar o comércio histórico e tradicional da Cidade é o objectivo do projecto ‘Lojas com História’. O projecto, promovido pelo Município de Braga, reconhece a importância do comércio como um dos elementos distintivos e valorizadores da Cidade nas suas dimensões social, económica e patrimonial.

Salvaguardar e dinamizar o comércio histórico e tradicional da Cidade é o objectivo do projecto ‘Lojas com História’. O projecto, promovido pelo Município de Braga, reconhece a importância do comércio como um dos elementos distintivos e valorizadores da Cidade nas suas dimensões social, económica e patrimonial.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, este é um projecto que vai ajudar a preservar a memória da Cidade. “O comércio teve sempre um papel muito relevante na vida de Braga, ocupando um lugar determinante na vida económica, social e cultural”, salientou o Edil durante a visita à ‘Casa Pereira das Violas’, estabelecimento situado na Avenida Central que comemorou hoje, 3 de Janeiro, 100 anos de história e que mantém as referências originais da sua actividade comercial.

O projecto ‘Lojas com História’, que decorre da Lei n.º 42/2017 de 14 de Junho, prevê a dinamização de iniciativas que visam apoiar a preservação de estabelecimentos e entidades reconhecidos como de valor colectivo, designadamente através da aplicação de um regulamento de benefícios, incentivos e apoios de diversa natureza. A distinção é atribuída em função do apuramento técnico especializado do interesse cumulativo da actividade, bem como da existência e preservação de elementos patrimoniais materiais, culturais e históricos.

Neste âmbito, o Município de Braga, em articulação com a Associação Comercial de Braga, constituiu um grupo de trabalho que tem vindo a desenvolver investigação neste sector. A equipa, coordenada por José Alberto Rio Fernandes, especialista em Urbanismo Comercial, identificou 125 lojas passíveis de serem classificadas. Numa primeira fase, será proposta a classificação de cerca de 30 estabelecimentos, 15 dos quais centenários.

Todo o processo será acompanhado pelo Conselho Estratégico para a Regeneração Patrimonial e Urbana de Braga que, durante este mês de Janeiro, irá apreciar os termos do regulamento e a proposta de classificação das lojas. A apresentação pública do projecto está prevista para o mês de Fevereiro.

Para o vereador Miguel Bandeira, o comércio é uma das funções centrais mais antiga e dinâmica das cidades. “O comércio com memória humaniza a cidade e solidifica as relações entre os seus habitantes. Um comércio humanizado é um modo de relacionamento com alma, que resiste melhor à desvalorização das contingências provocada pelas mudanças constantes da vida urbana e que enfrenta melhor os novos desafios”, sustenta o vereador.

‘Pereira das Violas’ comemorou centenário
O estabelecimento comercial “Pereira das Violas” é uma das lojas exemplares neste domínio, reunindo as qualidades descritas. O estabelecimento comemorou hoje o seu centenário e assinalou a data com um convívio que juntou familiares, amigos, clientes e diversos representantes de forças vivas da Cidade.

Manuel Pereira foi o seu fundador, tendo o filho Carlos Sarmento Pereira assumido a casa de 1948 até aos dias de hoje. Presente na memória de muitos Bracarenses, a ‘Casa Pereira das Violas’ continua a ser uma referência cultural da Cidade.

*** Nota da C.M. de Braga ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.