Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Município da Póvoa de Lanhoso implementa a primeira 'Aldeia Segura Pessoa Segura', em Sobradelo da Goma
Assinado contrato para construção de habitação a custos controlados em Fafe

Município da Póvoa de Lanhoso implementa a primeira 'Aldeia Segura Pessoa Segura', em Sobradelo da Goma

Entregues primeiros 24 cartões aos beneficiários do Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento em Viana do Castelo

Município da Póvoa de Lanhoso implementa a primeira 'Aldeia Segura Pessoa Segura', em Sobradelo da Goma

Cávado

2024-06-25 às 13h34

Redacção Redacção

A Aldeia Turística de Carreira, em Sobradelo da Goma, é a primeira 'Aldeia Segura Pessoa Segura', na Póvoa de Lanhoso.

Citação

A apresentação e implementação deste programa decorreu no passado dia 22 de junho, com a presença do Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Ricardo Alves. “Este tipo de programa é uma forma de consciencializar o Cidadão para a importância de implementar medidas de Autoprotecção, enquanto principal Agente de Proteção Civil”, considerou o representante da autarquia.

A apresentação e a implementação do programa nesta Aldeia foi possível após um trabalho conjunto entre o Serviço Municipal de Proteção Civil do Município da Póvoa de Lanhoso em colaboração com a Junta de Freguesia de Sobradelo da Goma, a Comunidade Intermunicipal do Ave, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e ainda a Universidade do Minho, fruto de um trabalho académico de três alunos da Licenciatura em Protecção Civil e Gestão do Território.

Nesta sessão de apresentação à comunidade local participaram o Coordenador Municipal da Proteção Civil, Pedro Dias, a Junta de Freguesia de Sobradelo da Goma representada por António Marques, o Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Rui Costa, o Segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, Nuno Rebelo, o SEPNA da GNR da Póvoa de Lanhoso representado por Rui Abreu, e a Comunidade Intermunicipal do Ave representada por Patrícia Machado.

“Aldeia Segura Pessoa Segura” é um programa dinamizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil em todo o território nacional e que tem por objetivo dotar as aldeias inseridas em espaços rurais de medidas de autoprotecção para fazer face a situações de risco relacionadas essencialmente com os Incêndios Rurais.

Para além da colocação de sinalética adequada para facilitar os procedimentos de evacuação, na Aldeia de Carreira, da sensibilização da população sobre os cuidados a ter e sobre a forma de agir em situações de emergência, foi ainda designado um Oficial de Segurança Local (Habitante do lugar), que irá implementar os procedimentos necessários no âmbito das medidas de autoprotecção daquela Aldeia sempre que venha a ser necessário, em articulação com os demais Agentes de Proteção Civil.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho