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Vale do Ave

2023-02-05 às 14h44

Redacção Redacção

Plataforma ‘Proximcity’ entra na terceira fase. Nova actualização conta com envio de notificações por proximidade a lojas e novas categorias para todos os tipos de estabelecimentos comerciais.

Citação

A plataforma criada pela Câmara Municipal de Guimarães para impulsionar o comércio local e que teve o seu desenvolvimento face às dificuldades trazidas pela pandemia de Covid-19 entrou na terceira fase de desenvolvimento no âmbito dos ‘Bairros Comerciais Digitais’.
Este quiosque digital, disponibilizado pelo Município e dedicado ao comércio e restauração, foi criado para corresponder às necessidades de digitalização dos negócios, gerando uma oportunidade de comércio electrónico comum.
Esses objetivos foram acelerados em 2020, para fazer face às dificuldades do tempo de pandemia, do comércio, restauração, cafés, pastelarias e similares. Após comerciantes e consumidores se registarem na plataforma, está criado um ponto de encontro onde é possível fazer compras seguras por via digital. Esta ferramenta gratuita permitiu ao comércio e à restauração local criar e gerir o seu espaço online e promover os seus produtos e serviços.

Na primeira fase da plataforma, foram listados estabelecimentos básicos e essenciais, como supermercados, farmácias e restaurantes. A segunda fase incluiu a disponibilização de um ‘backoffice’ para os lojistas, registo de utilizadores e envio de notificações. Na terceira fase, será adicionado um modelo de envio de notificações por proximidade a lojas e novas categorias para todos os tipos de estabelecimentos comerciais.
Paulo Lopes Silva, vereador com o pelouro de Sistemas Inteligentes e de Informação, afirma que “este é um caminho sem retorno. A digitalização dos negócios carece do envolvimento de todos, e estamos disponíveis para continuar a investir na melhoria do serviço, esperando poder aumentar consideravelmente a sua abrangência e dinâmica com a implementação nos ‘Bairros Comerciais Digitais’.

No âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, realizou-se um inquérito a 259 estabelecimentos, cujos resultados atestam a capacidade que a plataforma ‘ProximCity’ tem de inovar o comércio local, aferindo que as consumidores etárias abaixo dos 60 anos se caracterizam por aceder regularmente a ferramentas digitais, realizar com frequência compras online, ter acesso à internet e ser utilizadora frequente das redes sociais, demonstrando, em classes etárias mais idosas, reduzida literacia digital, que leva a uma não utilização de ferramentas digitais e à reduzida confiança das compras online.

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