Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Mundo das Tíbias: um mundo de sabores que nos faz recuar no tempo
Póvoa de Lanhoso dá a conhecer o concelho às crianças

Mundo das Tíbias: um mundo de sabores que nos faz recuar no tempo

Famalicão: Têxteis técnicos já valem 124 milhões de exportações

Economia

2019-01-11 às 06h00

Redacção

As tíbias são as rainhas da casa. Aqui o proprietário Paulo Jorge garante que são as “autênticas de Braga”. ‘O Mundo das Tíbias’ é um dos 24 estabelecimentos aderentes da iniciativa ‘Amigos do Café’.

As tíbias são as rainhas da casa. O nome ‘Mundo das Tíbias’ transporta-nos para “aquele sabor das famosas tíbias da Lusitana de há 20 ou 30 anos”, conta Paulo Jorge, proprietário de duas pastelarias: uma na Rua Fernando Castiço, no Bairro das Andorinhas, e outra na Rua da Boavista na Cónega.
Paulo começou muito cedo a “metar a mão na massa”. Tinha apenas 12 anos quando começou a trabalhar na Pastelaria Lusitana. “Foi a minha escola. Trabalhei lá 33 anos e aprendi a fazer tudo o que sei hoje”.
Paulo Jorge orgulha-se de ter as “autênticas tíbias de Braga. Somos a única casa que o faz” e o segredo está bem guardado”, garante. “Há coisas que sou que faço. É o meu segredo.”
Na montra do ‘Mundo das Tíbias’, podemos encontrar aqueles doces que fazem parte das nossas memórias, como é o caso das Bolachas Lélé, os Pingos de Tocha e a Língua da Sogra. E neste mundo nostálgico daqueles “sabores de antigamente”, Paulo Jorge está empenhado em recuperar mais antigas receitas conventuais e trazê-las de novo para a sua casa.
Café ou Meia de Leite, Pão de Cereais com Queijo ou Fiambre e e Sumo Natural de Laranja ou é a proposta do ‘Mundo das Tíbias’ no âmbito da iniciativa ‘Amigos do Café’ promovida pela Associação Comercial de Braga, dinamizada pela Rádio Antena Minho e o Jornal Correio do Minho, que está a percorrer 24 estabelecimentos ao longo deste mês de Janeiro.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.