Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Multinacional francesa assinala Dia da Árvore em Viana do Castelo
Londres escolhe Famalicão para dançar há 17 anos

Multinacional francesa assinala Dia da Árvore em Viana do Castelo

UMinho estuda desenho do fato espacial para Marte

Alto Minho

2019-03-21 às 19h30

Redacção

No âmbito da responsabilidade social empresarial, aliou-se aos estudantes da escola vianense para promover a plantação, numa iniciativa à qual a Câmara Municipal de Viana do Castelo também se associou, dada a importância da mesma.

Uma multinacional francesa do setor automóvel assinalou o Dia da Árvore, celebrado hoje, com a realização de uma plantação na Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, em Lanheses. A Eurostyle Systems, situada na Zona Industrial de Lanheses, no âmbito da responsabilidade social empresarial, aliou-se aos estudantes da escola vianense para promover a plantação, numa iniciativa à qual a Câmara Municipal de Viana do Castelo também se associou, dada a importância da mesma.

Recorde-se que a Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, que conta com jardim-de-infância, 1º Ciclo 2º Ciclo, 3º Ciclo, ensino secundário e profissional, é uma Eco-Escola galardoada. O estabelecimento de ensino entrou no programa Eco-Escolas no ano lectivo 2016/2017, tendo já sido galardoada por boas práticas.

As Nações Unidas deliberaram, numa Resolução de novembro de 2012, que o dia 21 de Março de cada ano seja celebrado, desde 2013, como o Dia Internacional das Florestas.

Esta decisão, que teve como ponto de partida os sucessos alcançados com o Ano Internacional das Florestas 2011, assume como objetivo principal garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos múltiplos serviços e produtos que devemos a todos os tipos de florestas, defendendo para tal um incessante empenho na gestão sustentável das florestas, em paralelo com um continuado esforço de conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais.

Para assinalar o dia, o Município de Viana do Castelo promoveu também a plantação de 3.500 carvalhos e pinheiros numa área de três hectares em Vilar de Murteda, numa actividade que contou com cerca de uma centena de estudantes, entre alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, Escola Básica Pintor José de Brito e centro de formação Despertar.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da sua Agenda do Ambiente e da Biodiversidade para o quadriénio 2017-2021 tem em curso a Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza, tendo planeada a plantação de 115 mil árvores autóctones nas Áreas de Reabilitação Ecológica (áreas classificadas e ardidas), numa área total estimada de intervenção de 100 hectares. As espécies a plantar são, entre outras, o freixo, o carvalho, o sobreiro e o pinheiro, que vão substituir infestantes e recuperar áreas ardidas. Nas inúmeras ações previstas serão envolvidas associações, comunidades educativas, empresas e comunidade em geral.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.