Barcelos foi o concelho do Minho onde se construíram mais novas casas em 2023
2023-03-08 às 08h00
Actualmente em Portugal, a diferença salarial entre mulheres e homens ainda é de 13,3%.
Actualmente em Portugal, a diferença salarial entre mulheres e homens ainda é de 13,3%, o que corresponde a mais de 48 dias por ano, em que as mulheres deixariam de ser remuneradas pelo seu trabalho. Isto ainda acontece apesar da lei n.º 60/2018, conhecida pela igualdade de salários entre homens e mulheres, estar em vigor desde 2019.
A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) está a notificar, desde Fevereiro, 1540 entidades empregadoras com 50 ou mais trabalhadores, que apresentaram uma desigualdade salarial igual ou superior a 5%.
A notificação está a ser efectuada por correio electrónico, de acordo com a informação veiculada na página oficial do Governo de Portugal.
Estas entidades têm 120 dias para apresentar o plano de avaliação das diferenças remuneratórias à ACT e um ano para implementação do plano e correc- ção das diferenças salariais não justificadas.
Caso não apresentem este plano, incorrem numa prática que constitui contra-ordenação grave, cuja sanção pode ter um valor máximo de coima de cerca de 13.000 euros e um valor mínimo de 612 euros. Podem ainda, por aplicação de uma sanção acessória, ser excluídas de participar em arrematações ou concursos públicos, por um período até dois anos.
“Este é um passo histórico para combater a disparidade salarial e valorizar a presença das mulheres no mercado de trabalho, num momento determinante para o País, para os trabalhadores e para as empresas”, refere a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, citada no comunicado
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário