Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Mulheres ganham menos 13,3% do que os homens
Rádio Antena Minho concretiza o sonho de Leandro, utente do IRIS

Mulheres ganham menos 13,3% do que os homens

“Braga conseguiu destacar-se entre tubarões”

Mulheres ganham menos 13,3% do que os homens

Nacional

2023-03-08 às 08h00

Redacção Redacção

Actualmente em Portugal, a diferença salarial entre mulheres e homens ainda é de 13,3%.

Citação

Actualmente em Portugal, a diferença salarial entre mulheres e homens ainda é de 13,3%, o que corresponde a mais de 48 dias por ano, em que as mulheres deixariam de ser remuneradas pelo seu trabalho. Isto ainda acontece apesar da lei n.º 60/2018, conhecida pela igualdade de salários entre homens e mulheres, estar em vigor desde 2019.

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) está a notificar, desde Fevereiro, 1540 entidades empregadoras com 50 ou mais trabalhadores, que apresentaram uma desigualdade salarial igual ou superior a 5%.
A notificação está a ser efectuada por correio electrónico, de acordo com a informação veiculada na página oficial do Governo de Portugal.

Estas entidades têm 120 dias para apresentar o plano de avaliação das diferenças remuneratórias à ACT e um ano para implementação do plano e correc- ção das diferenças salariais não justificadas. 

Caso não apresentem este plano, incorrem numa prática que constitui contra-ordenação grave, cuja sanção pode ter um valor máximo de coima de cerca de 13.000 euros e um valor mínimo de 612 euros. Podem ainda, por aplicação de uma sanção acessória, ser excluídas de participar em arrematações ou concursos públicos, por um período até dois anos.

“Este é um passo histórico para combater a disparidade salarial e valorizar a presença das mulheres no mercado de trabalho, num momento determinante para o País, para os trabalhadores e para as empresas”, refere a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, citada no comunicado

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho