Correio do Minho

Braga, terça-feira

Mérito académico e humano juntou alunos, professores e pais da ESCA
Guerreiras do Minho dão passo gigante para o título em Lisboa

Mérito académico e humano juntou alunos, professores e pais da ESCA

Musealização das ruínas romanas das Carvalheiras cria parque urbano

Ensino

2018-11-11 às 07h00

Teresa M. Costa

Dia do diploma reuniu alunos, professores e famílias do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, mostrando aos cerca de 400 alunos diplomados que vale a pena trabalhar e envolver-se na escola e nos seus projectos.

Em mais um Dia do Diploma do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante sobressaiu o mérito dos alunos, mas também dos professores e das famílias, porque afinal a educação é uma missão de todos.
A cerimónia de entrega de diplomas e de prémios de mérito que, anteontem à noite, ‘contrariou’ o mau tempo foi muito participada, o que acabou por tornar o ginásio da Escola Secundária Carlos Amarante pequeno para tanta afluência.
Ao todo cerca de quatro centenas de alunos estavam convocadas para receber o diploma do 12.º ano e/ou prémios de mérito académico e humano.
A directora do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Hortense Santos, confessou a sua “grande satisfação por ver muitas famílias” a participar no Dia do Diploma, realçando que “é importante este envolvimento entre a escola e a família”.
O Dia do Diploma constitui “mais um momento em que a família está presente, acompanha e mostra o apreço pelo trabalho dos alunos na escola” reforça Hortense Santos.
Aos alunos, a directora deixou a mensagem de que “vale a pena trabalhar e vale a pena envolverem-se na escola e nos seus projectos”.
A participação dos pais também foi elogiada pela representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Carlos Amarante (APESCA) que lembrou aos pais que vale a pena acompanharem os seus filhos no seu percurso escolar”.
Para a representante dos pais, é importante que os alunos se sintam apoiados e que os pais se envolvam no processo escolar.
A directora do Agrupamento testemunha que são cada vez mais os pais a participar. “Interessam-se e querem estar presentes” afirma Hortense Santos, sublinhando a importância da presença não se limitar aos momentos em que são chamados à escola por algum problema.
A Associação de Estudantes também se fez representar no Dia do Diploma, realçando a importância de reconhecer o percurso de sucesso dos alunos.
Hortense Santos assume que o Dia do Diploma “é uma forma de valorizar todos os alunos e de fazer do mérito uma festa”.
Ao acontecer pouco depois do arranque do ano lectivo, esta ‘festa’ é um incentivo para os que estão a iniciar o ano lectivo.
Aos alunos do 12.º ano, além do diploma, a escola entrega o livro dos finalistas. Cada turma tem o seu livro com fotografias e alguns testemunhos para mais tarde recordar todo um percurso e as vivências do ensino secundário, aponta a directora do Agrupamento.
O Agrupamento volta a premiar o mérito, desta vez dos alunos do ensino básico, no próximo dia 23.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.