Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
MP acusa de peculato ex-presidente de empresa municipal de Educação de Barcelos
Braga, detentor do troféu, visita Benfica nos 'quartos' da Taça de Portugal de futsal

MP acusa de peculato ex-presidente de empresa municipal de Educação de Barcelos

Câmara inaugura obras de ampliação e requalificação das escolas de Cristelo e Alvito S. Pedro

MP acusa de peculato ex-presidente de empresa municipal de Educação de Barcelos

Casos do Dia

2025-01-10 às 22h15

Redacção Redacção

O Ministério Público (MP) acusou de peculato um antigo presidente do conselho de administração da Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos, por alegadamente ter inflacionado o número que quilómetros que percorreu em serviço.

Citação

Segundo nota hoje publicada na página da Procuradoria-Geral Regional do Porto, o MP considerou indiciado que o arguido, entre 16 de março de 2017 e 22 de maio de 2020, “preencheu, ou mandou preencher, fichas de deslocação, onde fazia constar um número de quilómetros superior ao efetivamente percorrido”.

O MP diz ainda que o arguido, “aproveitando-se das funções que exercia, autorizou pessoalmente essas deslocações e ordenou o respetivo pagamento”.

O Ministério Público requereu a perda das vantagens obtidas pelo arguido, no valor global de 1.127 euros.

Contactado pela Lusa, o arguido, Augusto Castro, admitiu que meteu quilómetros a mais nas fichas de deslocação, mas para compensar o valor das portagens, que diz que não lhe eram pagas.

“Ia sempre na minha viatura particular e essa era a prática corrente. Como não me pagavam as portagens, metia quilómetros a mais no valor exato das mesmas”, referiu.

O MP apresentou também a liquidação do património incongruente do arguido, promovendo a perda de mais de 5.000 euros a favor do Estado.

“Não sei que património é esse, não faço a mínima ideia do que se trata”, referiu Augusto Castro.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho