Prazo para Candidaturas ao Apoio à Natalidade e Adopção termina a 31 de Março
2024-06-20 às 06h00
Via foi fechada pelos proprietários de um terreno que a consideram propriedade privada. Os residentes alegam que o acesso sempre foi público. União de Freguesias apela ao consenso.
Cerca de duas dezenas de moradores da Rua Manuel Ferreira de Araújo, em Lomar, manifestaram-se ontem contra o encerramento de parte da rua por parte do proprietários de um terreno.
Os moradores alegam que o acesso é público e que a vedação impede o acesso a um portão de emergência do jardim de infância existente na zona.
“Eu moro aqui há 24 anos e isto foi sempre via pública. Em Outubro meteram uns pedregulhos aqui. Voltaram a vir cá esta semana e já fecharam o acesso à porta de emergência da escola e o acesso às garagens dos moradores. Agora querem vedar a entrada do prédio”, indicou Lúcia Barbosa, uma das moradoras da rua.
Os moradores lamentam ainda não terem sido avisados previamente da vedação da via.
Um dos dois proprietários, que não se quis identificar, assegurou que “este terreno é nosso”. Estamos a vedar o que é nosso e temos a escritura que o com- prova”, acrescentou.
O acesso foi vedado com rede e fitas vermelhas e brancas. Foram também colocadas placas com a indicação de “Propriedade Privada. Proibido passar”.
O presidente da União de Freguesias de Lomar e Arcos, Eduardo Fernandes, compareceu ontem no local e apelou ao entendimento entre moradores e proprietários. “Em Setembro de 2023 os proprietários colocaram pedras para ninguém passar. A minha obrigação enquanto autarca foi tentar desbloquear essa situação. Encetei negociações para os proprietários reunirem com o vereador João Rodrigues. Consegui essa reunião e a Câmara ficou de resolver a situação com os proprietários. Até agora não houve resposta. Apelo ao bom senso e ao diálogo entre a Câmara e os proprietários”, disse Eduardo Fernandes.
O autarca de Lomar e Arcos afirmou ainda que o espaço tem vindo a ser limpo pela União de Freguesias. “Para mim, este espaço sempre foi público, porque era a junta que tratava destes espaços antes de Setembro do ano passado”, referiu Eduardo Fernandes. A vedação da via implica que a rua de acesso às garagens, que tinha sentido.
Os moradores chamaram a Polícia Municipal e a PSP, que registaram a ocorrência.
O Correio do Minho tentou obter esclarecimentos do vereador João Rodrigues, mas não obteve resposta até ao fecho da edição.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário