Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Monte da Santinha ‘vira’ depósito de lixo depois de convívios no local
Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Monte da Santinha ‘vira’ depósito de lixo depois de convívios no local

Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Monte da Santinha ‘vira’ depósito de lixo depois de convívios no local

Casos do Dia

2020-06-10 às 17h44

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A denúncia é feita por um acivista ambiental e praticante de plogging, que foi ao Monte da Santinha, em Amares, para o incluir no percurso de treino e se deparou com um cenário que diz ser “imundo”.

Citação

O Monte da Santinha, onde se localiza a Capela de Nossa Senhora da Paz, em Amares, tem sido alvo de actos de vandalismo, com lixo acumulado junto ao edifício religioso. O caso é dado a conhecer por Carlos Dobreira, activista ambiental e praticante de plogging (corrida sustentável durante a qual os praticantes vão apanhando e retirando lixo da Natureza durante o seu percurso), que alerta as autoridades.

O activista ambiental defende a preservação do meio ambiente, mas também dos locais de culto, acusando que estes espaços têm sido abusivamente usados para convívios e encontros, mas que deixam o lixo depositado no fim no local. “Estes locais de harmonia e de devoção começaram a revelar uma pegada ecológica assustadora, sendo apetecíveis para a deposiçao de resíduos recicláveis, mas também de resíduos de construção e demolição e ocorrência de actos de vandalismo”, adverte o praticante de plogging, referindo que foi precisamente este o cenário que encontrou recentemente junto à Capela de Nossa Senhora da Paz, em Amares, onde classifica como “imundice” os estilhaços de vidro partido e as beatas de cigarro junto às mesas de piquenique, além de um contentor “a abarrotar de resíduos recicláveis”. O activista diz que o caso já foi relatado inclusive à Inspecção-Geral da Agricultura.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho