Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Monte da Santinha ‘vira’ depósito de lixo depois de convívios no local
António Cardoso entregou material de identificação aos voluntários para a Floresta

Monte da Santinha ‘vira’ depósito de lixo depois de convívios no local

JSD entende que pandemia agravou problemáticas e desafios da juventude

Monte da Santinha ‘vira’ depósito de lixo depois de convívios no local

Casos do Dia

2020-06-10 às 17h44

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A denúncia é feita por um acivista ambiental e praticante de plogging, que foi ao Monte da Santinha, em Amares, para o incluir no percurso de treino e se deparou com um cenário que diz ser “imundo”.

O Monte da Santinha, onde se localiza a Capela de Nossa Senhora da Paz, em Amares, tem sido alvo de actos de vandalismo, com lixo acumulado junto ao edifício religioso. O caso é dado a conhecer por Carlos Dobreira, activista ambiental e praticante de plogging (corrida sustentável durante a qual os praticantes vão apanhando e retirando lixo da Natureza durante o seu percurso), que alerta as autoridades.

O activista ambiental defende a preservação do meio ambiente, mas também dos locais de culto, acusando que estes espaços têm sido abusivamente usados para convívios e encontros, mas que deixam o lixo depositado no fim no local. “Estes locais de harmonia e de devoção começaram a revelar uma pegada ecológica assustadora, sendo apetecíveis para a deposiçao de resíduos recicláveis, mas também de resíduos de construção e demolição e ocorrência de actos de vandalismo”, adverte o praticante de plogging, referindo que foi precisamente este o cenário que encontrou recentemente junto à Capela de Nossa Senhora da Paz, em Amares, onde classifica como “imundice” os estilhaços de vidro partido e as beatas de cigarro junto às mesas de piquenique, além de um contentor “a abarrotar de resíduos recicláveis”. O activista diz que o caso já foi relatado inclusive à Inspecção-Geral da Agricultura.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho