Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Montalegre: Reforçado investimento para combate à vespa
PASEC lança Livro Radar da Participação Juvenil

Montalegre: Reforçado investimento para combate à vespa

Famalicão serve descontos como ‘petisco’ para levar mais clientes aos restaurantes

Montalegre: Reforçado investimento para combate à vespa

Cávado

2020-06-03 às 13h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Galhas do castanheiro continuam a ser uma preocupação do Município de Montalegre, que reforçou o investimento no combate à vespa.

O Município de Montalegre acaba de investir mais de seis mil euros no combate à praga da vespa das galhas do castanheiro. Só este ano foram lançadas cerca de 30 largadas, sendo que o presidente, Orlando Alves, acompanhou o responsável do Gabinete Técnico Florestal, José Bento Dias, numa dessas acções.
“Trata-se de uma aposta iniciada há meia dúzia de anos numa parceria do município que conta com a colaboração da Associação Portuguesa da Castanha (REFCAST) e da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN)”, pode ler-se no comunicado enviado pelo município.
Entretanto, o município “procedeu à libertação do parasitoide específico utilizado no controlo da praga que afecta os castanheiros”, num investimento suportado inteiramente pela autarquia.
“A vespa das galhas do castanheiro está presente no território, de forma bastante evidente, tendo-se realizado 29 largadas do agente parasita, em todos os locais de maior concentração de soutos”, garante o município.
Tendo em conta o ciclo biológico do insecto, “as acções de prospecção/monitorização devem realizar-se entre Abril e Julho, altura em que se podem observar visualmente os sintomas (galhas). Durante a restante época do ano, a praga desenvolve-se sem manifestar sintomas por observação visual, pelo que qualquer inspecção visual se torna ineficaz”, esclarece.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho