Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Montalegre potencia rede de emigrantes
Cerveira desafiou jovens para participação num peddy-paper

Montalegre potencia rede de emigrantes

Recorde de golos difícil mas possível

Montalegre potencia rede de emigrantes

Nacional

2020-07-27 às 10h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

É com o objectivo maior de atrair mais investimento ao concelho que leva o Município de Montalegre a apostar mais fortemente na potenciação da sua rede de emigrantes. Autarquia promete eventos para aproximar ligações e cativar comunidade emigrante.

Citação

“Tão longe e tão perto’ é o slogan do projecto em que o Município de Montalegre está a trabalhar com vista a uma aproxi- mação ainda maior à sua comunidade de emigrantes, com o objectivo de “atrair investimento e desenvolvimento económico ao concelho”.
É precisamente nesse campo que está a trabalhar o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de Montalegre no sentido de estabelecer uma rede da diáspora barrosã.
O ‘Encontro do Emigrante Barrosão’, adiado para 2021 e o ‘Encontro de Investidores da Diáspora’ agendado para 2022 são duas das iniciativas com que o Município de Montalegre pretende potenciar ainda mais a sua ligação com os seus emigrantes.
Entre os objectivos traçados, pretende-se que por via desta aproximação à comunidade emigrante seja lançado “o aprofundamento de laços identitários e, consequentemente, o desenvolvimento de relações económicas que reforcem o progresso do concelho de Montalegre e a melhoria das condições de vida e empregabilidade da extensa comunidade barrosã”, indica fonte do Município de Montalegre, em nota enviada à imprensa.
Para além de dar seguimento ao estabelecido na lei, relativamente à transferência de competências para as autarquias locais, o Município de Montalegre tem como objectivo “atrair investimento e/ou internacionalizar bens e serviços produzidos em Montalegre”.
O Município de Montalegre lança um apelo aos emigrantes no sentido de se dirigirem ao presidente de junta de freguesia local ou GAE, de forma a integrar esta imensa família que é a Diáspora Barrosã.


Tradição da segada do Centeio mantém-se como outrora em Cabril
Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, participou activamente numa tradicional segada de centeio, no lugar de ‘Currais de Lagoa’, em Cabril, mostrando que o município preserva a sua história e honra a sua memória. A iniciativa, promovida pelo Conselho Directivo dos Baldios de Cabril, decorreu no âmbito do projecto ‘Carrejada’, iniciado em 2018, com o apoio do programa EDP Tradições. A acção comunitária agrícola conta com o apoio da Câmara de Montalegre e com a colaboração da comunidade local. Já no próximo dia 8 de Agosto realiza-se a malhada e carrejada do centeio.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho